28.1.14

Chouriço para pôr atrás da porta


E aqui está mais uma das minhas costuras do passado domingo. Muito honestamente não sei bem se é este o nome que se dá a isto. Mas como não sei, dou-lhe o nome que eu acho que tem. Aqui em casa temos aquecimento e normalmente o ambiente aqui em casa é sempre agradável. Mas na cozinha temos uma porta que dá acesso a umas escadas que dão para a cave, e normalmente essa porta deixa passar algum frio.  E essa foi a razão que me levou a fazer isto, comprei o chouriço numa lojinha ao pé do meu trabalho, mas quando cheguei a casa vi que era maior que a porta. Então resolvi cortá-lo um pouco, e depois resolvi fazer uma capa onde coloquei num dos lados velcro, assim cada vez que estiver sujo posso tirar a capa para lavar. E pronto o meu chouriço de compra ganhou um vestido novo e já está todo vaidoso a impedir que o frio entre na cozinha.

26.1.14

Almofada nova para o meu atelier!







Os meus planos para hoje eram bem diferentes, mas de manhã quando acordei e puxei as persianas do quarto vi logo que os teria de alterar. Com um dia  tão cinzento e chuvoso o melhor era nem sair de de  casa. E foi o que fiz!  Embora á tarde o tempo tenha melhorado um pouco (por muito pouco tempo a verdade seja dita) já não me apeteceu sair. Estive umas belas horas no meu atelier a pôr em pratica umas coisas que já há muito andava para fazer. E sim eu fiz muitas coisinhas hoje com a minha maravilhosa máquina de costura. E posso mesmo dizer que já não a acho assim um bicho tão mau. Com paciência e muita persistência começo a dominá-la! Hoje vou partilhar uma das coisas que fiz, uma almofada  (almofadas nunca são demais). Depois mostro as minhas outras invenções.
O resto de um bom domingo para todos.

24.1.14

Bolo de laranja da Catarina

E se há abundância de laranjas cá em casa há que tirar o melhor partido delas, e para além de muito sumo que se tem bebido aqui em casa,  e porque não um bolo de laranja?? Porque ás vezes um doce também nos faz bem (claro que sem exagero). E aqui fica a receita para este fim de semana.


 





Ingredientes:   

* 1 chávena de açúcar
* 3 ovos
* 1/4 da chávena de manteiga
* 1 chávena e meia de farinha
* 1 colher de chá de fermento
* 1 chávena e meia de sumo de laranja
*  raspa de uma laranja    
* 2 colheres de chá de sementes de papoila

Modo de preparo:

Numa taça misturam-se a manteiga derretida com o açúcar e mexe-se bem. Juntam-se os ovos e bate-se bem. Depois vai-se adicionando a farinha a pouco e pouco e o fermento. Por fim o sumo de laranja, a raspa da mesma e as sementes. Bate-se tudo bem e deita-se na forma já untada e leva-se ao forno previamente aquecido a 180º durante 45 minutos.

Depois de desenformado o bolo, ainda o reguei com uma calda que fiz com uma chávena e meia de sumo de laranja e meia chávena de açúcar. O que o tornou mais cremoso, e na minha opinião mais saboroso.


23.1.14

Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer!


Preciso e durmo quase sempre 8 horas  e acredito piamente que dormir estas horas faz-me bem em todos os aspectos.  E a verdade é quando durmo menos fico rabujenta e sem paciência. Nem sempre me é possível mas gosto de me deitar cedo para poder acordar cedo também. Pois quanto mais cedo me levanto mais o dia me rende. Hoje por exemplo acordei bem cedinho e o sol já espreitava pelas gretas da janela, mal me levantei e abri as janelas pensei logo que tinha de aproveitar aqueles maravilhosos raios de sol. E foi o que fiz, saí de casa e fui logo direitinho á praia. Fiz uma caminhada enorme pelo areal por baixo de um sol lindo e ao lado do mar bem rebelde. Foi ouro sobre azul como se costuma dizer, ou seja maravilhoso. Exercício e prazer, maravilhosa combinação para o corpo e para a alma.



22.1.14

"Eu não me importo com a chuva que cai, afinal... Tenhos meus encontros com o sol." Mara Chan.





Mais um começo de dia bem diferente do que é habitual. Desta vez na companhia da minha querida Lurdes (tentei fotografa-la mas não tive sucesso, esta cadela não tem parança), já que o sol não me deu o ar da sua graça. Pode parecer de gente doida eu acordar, calçar as galochas e ir para o quintal assim em dias cinzentos e chuvosos como o de hoje, mas soube-me tão bem!!! Andar de volta da minha horta e das minhas flores, apanhar ervas daninhas, comer laranjas apanhadas na hora... Uhmmm pequenos grandes prazeres! A parte de encher os cestos da lenha já não achei tanta piada, mas não pode calhar sempre ao mesmo, e então estes dias que tenho estado em casa tem-me calhado a mim. Resumindo tenho começado os meus dias em contacto com a natureza, e o melhor, sem sair de casa! Adoro e sinto-me grata por o poder fazer.

20.1.14

Nova semana, novos sonhos!








 E foi aqui que comecei o meu dia, no meu quintal. Para minha surpresa o sol veio fazer-me companhia. Quando acordei o dia estava muito cinzento, tomei o pequeno almoço e fui logo calçar os botins. Queria ir apanhar fruta depressa, antes que começasse a chover, mas o sol apareceu e eu logo perdi a pressa. E ainda tive tempo para cuidar de algumas flores e  dar um jeitinho ao quintal que com a chuva e o mau tempo estava um pouco abandalhado. Um começo de dia bem diferente do habitual, mas que me soube tão bem.
Uma boa semana para todos.





17.1.14



"Depois do silêncio, o que mais se aproxima de expressar o inexprimível é a música."
 Aldous Huxley


12.1.14

Agendas 2014

"O problema nunca é a falta de tempo, e sim de organização."
Franco Mathson
  






Este ano no natal como já é hábito ofereci alguns presentes feitos por mim e estas agendas fizeram parte desses presentes.  Como na minha opinião uma agenda é algo fundamental para nos organizarmos e planearmos o nosso dia a dia, não pude deixar de fazer uma também para mim. E desde o inicio do ano que já não a largo, não fosse eu uma mulher de organizações, listas e afins!


11.1.14

Maravilhoso sol de Inverno



Sol * Luz * Paz * Música * Inspiração * Amor  =  Lar doce lar


7.1.14

É de manhã que se começa o dia!



E depois de tantas festas, almoços, lanches, festas e convívios há que meter um travão em tanta ramboia, e fechar a boca a tantos pecados que só nos fazem mal. Não sou de radicalismos, nem de dietas loucas, e acho que podemos comer um pouco de tudo, sem abusar claro, mas se puder fazer uma alimentação saudável,  é o que prefiro fazer.
E esta semana as minhas manhãs têm começado assim, com um belo batido de frutas, sementes e leite soja. Uma opção saudável e deliciosa, ideal para começar bem o dia.


5.1.14

Home sweet home!



Nada melhor que um fim de semana bem caseiro depois desta época festiva. Para pôr um pouco de ordem na casa (que bem precisava), para pôr em pratica umas receitas novas, para ver uns bons filmes, pôr o sono em dia, descansar, e o melhor, sem horários a cumprir!! Perfeito para carregar baterias para mais uma semana, para sonhar, para pensar com calma em todos os desejos que quero tornar realidade neste novo ano que acabou de começar. E sobre isso prefiro não falar muito, digo apenas que acredito que plantando o bem o resto vem.
 Uma boa semana para todos, e um excelente 2014.