28.2.15

Bom dia alegria, é de manhã que se começa o dia!


Tomar um belo pequeno almoço sem pressas, no conforto da nossa casa é perfeito para começar o dia!

Iogurte com sementes de chia e linhaça e pedaços de meloa, yumiiii!


Ouvir esta música !



Ler este artigo que embora não seja recente faz todo o sentido!
Chamo a isto, pequenos grandes prazeres, que eu gosto tanto.
Tenham um excelente fim de semana.

With love,

Catarina.

26.2.15

*Alimentação*

Como já devem ter percebido alimentação saudável é um tema que me agrada muito. Cuido da minha alimentação porque gosto de o fazer. Faz-me bem fisicamente e mentalmente.
Já percebi que para algumas pessoas à minha volta isso as incomoda. Talvez porque achem que sou exagerada ou mesmo paranoica. O que não corresponde de todo, à verdade.
Não deixei de comer, é claro!! Apenas por motivos de saúde tive de alterar a minha alimentação, ir mais longe e excluir muitos dos alimentos que comia. É claro que me custou, principalmente nos primeiros tempos. Mas depois habituei-me. Até porque nós seres humanos somos seres de vícios. E assim como nos habituamos ao que nos faz mal também nos habituamos ao que nos faz bem. 
Hoje tenho uma alimentação mais cuidada, e passei a ser muito mais selectiva nos alimentos. Acreditem que para mim não é nenhum sacrifício, muito pelo contrário, é um prazer. Para além de a minha saúde ter melhorado bastante, os meus níveis de energia e boa disposição aumentaram a olhos vistos.
Continuo a ser a mesma pessoa, com problemas como qualquer um. A diferença é que me sinto bem e com isso a minha maneira de ver as coisas torna-se muito mais optimista. Sim porque a alimentação mexe muito connosco. E quando fazemos uma desintoxicação ao nosso organismo isso provoca uma grande alteração na nossa mente. Para muito melhor, posso vos garantir.


Pão de arroz com compota de frutos vermelhos, e o belo do café( não o consigo excluir, não exagero mas também não abdico dele)


Aqui vos deixo alguns dos meus hábitos alimentares diários:

* Fazer 6 a 7 refeições por dia.
* Beber chá.
* Beber água, muita água!
* Comer gelatina.
* Comer legumes a todas as refeições.
* Comer várias peças de fruta ao dia.
* Usar e abusar de sementes.
* Mais peixe, menos carne (apenas frango e peru e se não a comer também não faz falta)
* Muita sopa.
* Variar nos alimentos.

With love,

Catarina.

25.2.15

Tatuagens

Hoje ao ler o blog da Ana  (blog esse que eu gosto muito, se não conhecem vão lá espreitar que vão gostar) reparei que nunca falei aqui de tatuagens. Axo eu....
Este cantinho é muito especial para mim, como já disse anteriormente, funciona como um diário, mas em formato digital. Embora eu fale de muita coisa do meu dia a dia, não falo de tudo o que se passa na minha vida. Há muito de mim que não está por aqui, mas hoje vou partilhar convosco mais um vício que tenho. Sou doida por tatuagens, adoro mesmo. E acreditem que é mesmo verdade que quanto mais fazemos mais vontade de fazer. O que não deixa de ser estúpido, pois fazer uma tatuagem não é pêra doce. Dói? Sim dói! Há sítios aonde não dói? Não! Pode haver partes do corpo aonde dói menos mas dói sempre. Quando estou a fazer uma penso no quê? Que não volto a fazer mais nenhuma. Quando vejo o trabalho final o que penso? Na próxima!! As tatuagens são caras? São. ( E por um lado aí bem).
Há quem as adore e há também quem as deteste. O que fazer em relação a isso? Nada. Temos mais é que nos preocupar com o que nós pensamos, quanto aos outros, que vivam a vida deles que nós vivemos a nossa.



"Se o corpo é um templo... porque não rabiscar as paredes?"
 Chico Silvestre


With love,

Catarina.

23.2.15

3 anos de blog *_*

Parece que foi ontem que ainda estava com dúvidas para decidir se criava ou não este espaço. A verdade é que resolvi arriscar e não me arrependo nem um bocadinho. Este é o meu cantinho, uma espécie de diário em formato digital aonde vou anotando algumas das minhas coisas. E hoje sinto-me tão grata por ter este meu espaço. Sabem  porquê?

* Um dia vou ler estas coisas e ver estas imagens e vou poder recordar, recordar também é viver!
* Isto não deixa de ser um diário, e escrever nunca fez mal a ninguém!
* Vou partilhando, e a partilha não pode faltar nos nossos dias, quanto mais damos mais temos, e claro, não me refiro a bens materiais.
* De certa forma vou deitando cá para fora o que vai cá por dentro.
* Vão aparecendo seguidores, cada um que aparece contribui sempre para que me sinta mais feliz.
* Os leitores anónimos que embora não sejam seguidores não deixam de se manifestar e isso também é tão bom.
* Os vossos comentários , muitos deles cheios de carinho, outros com críticas construtivas, fazem-me também tão feliz.
* As amizades que daqui têm surgido.
* A troca de experiências.
* A enorme partilha entre blogues.
*  A inspiração que me traz.
* Toda a aprendizagem que vou tirando daqui.

Se com este meu blogue já fiz alguém feliz ou sorrir, fico feliz e sinto-me de missão cumprida. Isto também é uma forma de amar. E amor é aquilo que todos nós precisamos nos nossos dias. Se num coração houver amor e gratidão tudo o resto se torna mais fácil.


 Como ontem o blog fez 3 anos houve bolo cá em casa, bolo de maça e canela. Com pouco açucar e farinha sem glutén. E para os mais gulosos com direito a gelado por cima.


A minha agenda de 2015 finalmente foi forrada com este tecido das bolinhas, mas para não se sentir sozinha forrei também este caderno com o tecido aos elefantes para lhe fazer companhia.



With love,

Catarina.

18.2.15

Queques de morango (sem glúten)

Aqui há uns dias uma leitora pediu-me se eu podia falar mais sobre alimentação saudável, mais especificamente a minha alimentação. Claro que pensei logo que não havia qualquer problema em fazê-lo. Mas analisando melhor isto não é uma tarefa fácil pois este é um tema complexo e específico.
Alimentação saudável é um tema que sempre me agradou bastante. E ultimamente tem sido um tema abordado com mais rigor aqui em casa. Embora pareça uma coisa bem simples não é, pois nem sempre o que é saudável nos faz bem. Sim, há alimentos  saudáveis que nos podem fazer mal.
Não sou nutricionista, e aquilo que sei sobre o assunto é apenas o que procuro saber, principalmente no meu caso. Farto-me de ler sobre isto e devido a uns problemas de saúde tive de recorrer a ajuda de um especialista. E lá está cada caso é um caso, e eu tenho andado a estudar e analisar o meu. Há imensos alimentos saudáveis que a mim não me fazem bem, os que vou descobrindo que me fazem mal vou eliminando da minha alimentação, assim como vou juntando outros que julgava não poder comer. Não é processo fácil, exige muita força de vontade e paciência. Mas posso vos garantir que os resultados merecem todo o esforço. Pois sinto-me bem fisicamente, tenho muito mais energia e os quilos não acusam tanto na balança, mas melhor que isto tudo é o facto de eu me sentir tão bem por cuidar de mim.
E é com todo o prazer que partilho uma receita  de uns queques de morango numa versão mais saudável que fiz ontem. Aviso já os mais gulosos que não são muito doces. Mas se pretendemos ser mais saudáveis temos de cortar no açúcar!!


 

Ingredientes:

2 chávenas (chá) de farinha espelta
1 chávena  (chá) açúcar mascavado
1/2 chávena (chá) óleo girassol
1/4 chávena  água
2 colheres (chá) de fermento sem glúten
3 ovos
1 ou 2 chávenas de morangos cortados aos pedaços
canela

Misturam-se todos os ingredientes e mexe-se bem. Leva-se ao forno a 180º em formas de silicone durante 20 minutos.
Depois de desenformados é só polvilhar com canela e voilá, estão prontos a comer.


13.2.15

Rotina matinal



Já há algum  tempo que ando para vos falar da minha rotina matinal. E hoje é o dia!
Como diz o ditado e bem, "é de manhã que se começa o dia". E as minhas manhãs de há uns meses para cá mudaram muito. Já lá vai o tempo em que dormir até tarde ou até não poder mais, faz parte dos meus prazeres. Gosto de me levantar cedo, para além de aproveitar muito mais o dia a disposição é outra, bem melhor por sinal.
Ainda assim nos últimos meses tenho-me levantado mais cedo do que era habitual. Apercebi-me que levantar-me da minha maravilhosa e confortável cama custa sempre, seja ás 7h, às 10h ou a qual outra hora. Então o que decidi foi começar a levantar-me quase sempre à mesma hora. Custou-me um pouco as primeiras vezes mas acabei por me habituar e agora faço-o sem qualquer problema.
A hora de levantar é sempre entre as 7h e as 7h 15m. Tendo em conta que a minha hora de entrada no trabalho é as 9h 30m ou às 10h 30m, restam-me cerca de 2 horas  ou 3 horas. (Visto que os restante 20 minuos servem para me deslocar até ao trabalho.) Tempo mais que suficiente para fazer uma série de coisas.
Tenho tempo de fazer a minha higiene pessoal, arranjar-me, fazer algumas tarefas domésticas, preparar os lanches e o pequeno almoço, e ainda poder namorá-lo como eu tanto gosto enquanto organizo a minha agenda, outras vezes leio, escrevo um pouco, ou simplesmente deixo-me estar apenas... Eu e os meus botões! Depende das tarefas que tenho para fazer. E é incrível como me tem ajudado na minha batalha de gerir melhor o meu tempo. Aliás isto foi uma das decisões que eu tomei para me ajudar a travar essa batalha. E sinto-me muito grata por a ter levado avante.
Para muitos isto pode não fazer nenhum sentido, mas para mim faz imenso sentido e desde que o faço sinto-me muito melhor comigo mesma. E isso sim é que importa.

"Porque eu sou do tamanho daquilo que sinto, que vejo e que faço, não do tamanho que as pessoas me enxergam."
With love,
Catarina.


3.2.15

Home sweet home

Uma das grandes batalhas comigo mesma tem sido aprender a gerir melhor o tempo. Não é tarefa fácil, mas também não é impossível. Nem sempre consigo fazer tudo o que quero, mas na verdade sinto que tenho evoluído nesse aspecto. E isso deve-se ao meu esforço, o que me faz sentir grata.
Sei que que o caminho a percorrer é longo mas a vontade de caminhar é ainda maior.



Tarefas domésticas de hoje feitas. Para recompensa, casa perfumada com bolachas de aveia e passas acabadas de sair do forno!

2.2.15

Leituras de Janeiro

O meu blog é uma espécie de diário para mim, aonde vou deixando algumas das coisas que se passam na minha vida. Mas claro é, que aqui deixo apenas uma pequena parte de mim, e felizmente existem umas outras tantas.
Um dos meus vícios é ler, sempre adorei e consigo imaginar-me a fazê-lo até ser velhinha ( se lá chegar e com a ajuda de uns óculos claro). Há alturas em que leio mais e outras menos. E os temas variam muito.
Aqui há uns tempos reparei que não costumava falar sobre livros aqui, o que estranhei pois é algo que faz parte dos meus dias.  Mas lá está,  há tanto de mim que não partilho aqui. Resolvi que este ano ia anotar todos os livros que ia lendo, e este parece-me o sítio perfeito para o fazer.
No primeiro mês deste ano li 5 livros. Uns gostei bastante, outros nem  por isso. Houve dois que pensei em desistir a meio, mas não o fiz.  O preferido foi o "Por ti resistirei" do Júlio Magalhães, confesso que nem sabia que o senhor também escrevia e a expectativas eram muito baixas. Ironia do destino, adorei o livro. Uma linda história de amor numa época de guerra.


Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.

Bem vindo sejas mês de Fevereiro, assim como as histórias que me hás-de trazer, tanto as que tenho para ler como as que tenho para viver!

With love,

Catarina.