11.3.15

Pão sem glúten

Mais uma experiência na minha cozinha!
Para quem como eu quer ter uma alimentação mais cuidada e equilibrada, fazer o próprio pão não está fora de questão. Daí eu ter resolvido meter as "mãos na massa" no fim de semana que passou. Gostei do resultado, mas não vou ficar por aqui, quero experimentar outras receitas. E penso que com a experiência a amassar, a textura e consistência também vai melhorar.




A pedido de uma leitora muito especial aqui está a receita. Receita essa que foi inspirada em várias que encontrei aqui pela Internet. Não é novidade que gosto de alterar as receitas e dar-lhe o meu toque, mesmo sabendo que pode não correr bem. Mas quem não arrisca não petisca.

Ingredientes:

2 chávenas de farinha de trigo sarraceno
1 chávena de farinha de arroz
10 gr de fermento em pó sem glúten
1 colher de chá de açúcar mascavado
2 colheres de sopa de linhaça moída
3 colheres de sopa de sementes de sésamo
1 colher de sopa de sementes de girassol
2 chávenas de água  gaseificada

Misturam-se todos os alimentos sólidos e mexe-se bem, depois aos poucos vai-se misturando a água.
Amassar muito bem, e este é o segredo, para o pão sair fofo temos de amassar muito (no dia seguinte até me doeu os braços). É importante ir peneirando alguma farinha para a massa, enquanto a estamos a amassar para ajudar a que ela se solte da bacia aonde está. Depois deixa-se a massa a levedar cerca de 45 minutos. E por fim polvilha-se com algumas sementes e vai ao forno a 200º durante 45 minutos.


Na minha opinião devia ter levado mais um pouco de água. Nas próximas receitas vou pôr mais, e  utilizar àgua sem ser gaseificada.

With love,

Catarina.

8 comentários:

  1. Nunca usei trigo sarraceno mas tenho imensa curiosidade!
    O pão ficou lindo :)
    É tão bom comer pão caseiro!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também nunca tinha usado, mas parece que aqui em casa vai ser usada mais vezes!
      Tens razão, é mesmo muito bom comer pão feito por nós! Gostei deste mas quero fazer outras receitas também!
      Beijinho enorme:)

      Eliminar
  2. Minha querida Catarina fiquei com um sorriso na cara quando vi a publicação da receita do pão....e depois ao ler vejo que foi para uma leitora muito especial! O sorriso ficou maior ainda :) Vou comprar os ingredientes que me faltam e vou experimentar a tua receita, depois digo-te como correu!
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz de saber que te fiz sorrir minha querida! És mesmo uma leitora especial para mim e não é novidade que eu também adoro ler-te!
      Eu gostei do meu pão, mas já tenho outras receitas para testar. Gosto cada vez mais de cuidar da minha alimentação.
      Depois conta-me como correu a tua experiência.
      Beijinho enorme ;)

      Eliminar
  3. Olha que giro, eu também faço o meu pão, só que não é sem glúten... é com farinha tipo 65 e quando me apetece, com farinha de mistura. Mas este também ficou com um excelente aspeto, estou com água na boca, se encontrar esses ingredientes ainda me atrevo...
    Obrigada minha linda, por tão útil e inovadora receita, és um amor! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão bom sabermos o que comemos. Afinal somos o que comemos. Agora ando numa de descobrir novas receitas e visto que não tolero muito bem o glúten (mas não sou celíaca) tenho apostado em fazer receitas que não o tenham, até porque não nos faz falta nenhuma.
      Se por acaso fizeres a receita depois diz-me o que achaste.
      Obrigada por as tuas palavras e pelo teu carinho.
      Beijinho enorme para ti minha querida.

      Eliminar
  4. Eu também fazia pão em casa quando comprei a máquina, mas sinceramente ao fim de um tempo, cá em casa já estávamos fartos daquele sabor e textura.
    Há dias vi a receita do Artisan bread no blog da Luarte e no House living for e experimentei. Fácil, bom, bonito e barato e delicioso!
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho a máquina mas nem sempre o faço lá. Mas olha que há imensas receitas que se podem fazer na máquina sem ser com as farinhas específicas para ela. E assim o sabor e a textura podem ser sempre diferentes. Só o formato é que não. Mas este fi-lo mesmo à mão, embora dê trabalho gosto de o amassar.
      Não conhecia o blog que falas, obrigado por o partilhares.
      Beijinhos e boa semana Paula.

      Eliminar