20.7.15

Eu e as minhas coisas!




O tempo passa depressa, corremos de um lado para outro, pois queremos sempre fazer uma série de coisas. Esquecemos-nos tantas vezes do mais importante, respirar com calma! 
Contra mim mesma falo. Andava tão calma e serena. Sentia mesmo que estava a trilhar um caminho escolhido por mim. Quando de repente o stress apareceu, se instalou nos meus dias e me trocou as voltas. Nem tudo correu como eu planeava e muitas coisas surgiram de repente.
Cada vez mais me convenço de que não vale a pena fazer grandes planos para a nossa vida e sim aceitar os planos que a vida tem para nós! Devemos sim viver o presente, aproveitar e agradecer o melhor que ele nos dá.
Quando me surgem problemas não entro logo em pânico e nem sequer me começo a vitimizar  como se fosse a pessoa com menos sorte do mundo. Até porque, considero que sou uma pessoa abençoada e tenho muito mais coisas boas à minha volta do que coisas más. Mas os problemas surgem. Faz parte! Há que geri-los da melhor maneira possível e tentar sempre tirar uma lição de cada um deles. E visto assim até as coisas más têm o seu lado bom!
Há coisas que não dependem de nós, mas podem depender da nossa maneira de estar perante elas. No meio da confusão temos que fazer um esforço para fazermos uma pausa, tentar desligar a ficha, nem que seja por breves instantes. 
Embora não queira estar ansiosa a verdade é que anseio mesmo pelas minhas férias de verão. Mal posso esperar para poder parar e respirar sem pressas!  Entrar em modo "go with the flow"! Já faltou mais!
Que esta semana nos traga  sorrisos, paz e muito amor!

With love,

Catarina.


10.7.15

Parar, observar, sentir e amar.


Me and my sweet princess!

Verbos usados diariamente, mesmo quando o tempo parece passar depressa demais, mesmo quando nem tudo corre bem, mesmo quando o corpo acusa cansaço, mesmo quando ansiamos por algo que ainda está por vir... 
Parar é obrigatório.
Observar o que me rodeia, agradecendo por cada pequena coisa.
Sentir as lições de forma a que estas se tornem motivo de gratidão!
Amar em qualquer circunstancia...


E porque nunca é demais lembrar aqui ficam estas lições que servem para todos nós

19 LIÇÕES DE DALAI LAMA

1. Note-se que o grande amor e grandes realizações envolvem grandes riscos.
2. Quando você perder, não perca a lição.
3. Siga os três R's: Respeito por si próprio, Respeito pelos outros e Responsabilidade por todas suas
acções.
4. Lembre-se que não conseguir o que você quer é algumas vezes um lance de sorte.
5. Aprenda as regras para que você saiba como infringi-las correctamente.
6. Não deixe uma pequena disputa ferir uma grande amizade.
7. Quando você achar que cometeu um erro, tome providências imediatas para corrigi-lo.
8. Passe algum tempo cada dia para estar sozinho.
9. Abra seus braços para mudanças, mas não esqueça seus valores.
10. Lembre-se que às vezes o silêncio é a melhor resposta.
11. Viver uma vida boa e honrada, então, quando você ficar mais velho e olhar para trás você poderá  desfrutar de uma segunda vez.
12. Uma atmosfera de amor em sua casa é o fundamento para sua vida.
13. Em discordâncias com entes queridos dar atendimento apenas sobre a situação actual, não trazer o  passado.
14. Compartilhe o seu conhecimento, é uma forma de alcançar a imortalidade.
15. Seja gentil com a Terra.
16. Uma vez por ano, vá a algum lugar onde nunca esteve antes.
17. Lembre-se que o melhor relacionamento é aquele em que o amor um pelo outro excede sua
necessidade para o outro.
18. Julgue seu sucesso pelo que vocês sacrificaram para conseguir.
19. Venha para o amor e para a cozinha com entrega em especial. "


With love,

Catarina.


3.7.15

Leituras de Junho



Sinopse:

Os homens têm memória, alimentam-se de histórias, e as que mais nos marcam são aquelas que determinam a vida dos nossos antepassados. Esta é a história de uma família, os Palma Lobo. Bisavô, avô, pai e filho. Roberto, Álvaro, Jorge e Salvador. Nomes diferentes, mas o mesmo sangue e muito em comum: mulherengos, excêntricos, excessivos, todos marcados pela loucura e pela tortura da paixão. Foram todos homens invulgares sempre dominados por paixões privadas, amores e loucuras, e era nesse círculo íntimo do coração e do sexo que a sua vida se destinava a viver e a terminar. Passando por Moçambique, Angola, Lisboa, Alentejo e Brasil, a sua vida é uma epopeia à espera de ser revelada. Já Ninguém Morre de Amor é a odisseia dos Palma Lobo. Um enterro fictício, um homem enforcado com cães e gatos na mesma árvore, um homem que morre a fornicar e um fogo posto para fazer arder o local do pecado… esta não é uma história de amor, é uma história sobre amor.


A minha opinião:

Nunca tinha lido nenhum livro  do Domingos Amaral, e confesso que gostei bastante da história da família dos Palma Lobo,  dos seus segredos, dos seus antepassados e das histórias que estavam que estavam por trás das histórias oficiais. 
Gostei da escrita simples mas sempre muito cativante. Li este livro de repente, a leitura prendeu-me, como eu tanto gosto. Como diz e bem na sinopse esta não é uma história de amor e sim uma história sobre o amor.




Sinopse:

Ciência Versus Espiritualidade. Dois autores de renome cruzaram-se num debate realizado no Caltech e transmitido pela televisão acerca do futuro de Deus. Um deles é um defensor da espiritualidade, o outro um físico preeminente. Este livro notável é o produto de um encontro feliz e o confronto feroz, embora respeitoso, entre visões do mundo, que se deu paralelamente com o crescimento da amizade entre
 os dois autores. Em Guerra Entre Dois Mundos, os dois grandes pensadores discutem o cosmos, a evolução e a vida, o cérebro humano e Deus, tocando todas as questões fundamentais definidoras da experiência humana. 

A minha opinião: 

Ora aqui está um livro que me deu cabo da cabeça, no bom sentido, claro! O título agradou-me bastante, e mal o li pensei logo que tinha de o ler. Quando o comecei a ler é que tive noção da embrulhada aonde me estava a meter. Muito sinceramente achei este livro de leitura difícil. Dei por mim muitas vezes a ter de voltar ao inicio da página para ler de novo, pois não tinha compreendido o que tinha lido. Mas como sou uma menina de desafios, não desisti e li até ao fim. Aprendi muito com este livro e com o passar do tempo muitas coisas que na altura não me fizeram sentido vão certamente fazer.
E de uma coisa estou certa, identifico-me muito mais com Deepak Chopra, pois dou muito mais valor ao mundo espiritual, mas admito que devemos muito á ciência, logo o senhor Leonard Mlodinow tem razão em muito do que diz!




Sinopse:

Do autor do best seller "Quem Mexeu no Meu Queijo?", Spencer Johnson. Uma narrativa de superação e aprendizado.
Picos e Vales  relata a história de um jovem  que vive infeliz até encontrar um senhor que mora em uma montanha. Após conversas e experiências, o jovem aprende a reflectir  sobre os caminhos que escolheu e percebe que, entre dois picos, há sempre um vale: um momento de avaliação das decisões tomadas e de concentração nos objectivos a serem alcançados. Contada com o brilhantismo do autor que já vendeu mais de um milhão de cópias em todo o mundo, Picos e vales é uma história única de sabedoria e êxito, que  nos convida a fazer uma jornada pelos próprios altos e baixos e a usar as lições para vencer. 


A minha opinião:  

Um livro de leitura muito fácil que se lê num abrir e fechar de olhos. Que nos fala de coisas que muitos de nós já sabemos, mas que muitas vezes nos esquecemos e que é sempre bom lembrar. 
A vida é assim mesmo, com altos e baixos. Muitas vezes o difícil não é as coisas pelas quais passamos e sim  a maneira como nós reagimos perante essas situações.  Ler este livro fez me pensar muito, fez-me dar ainda mais valor àquelas situações menos boas pelas quais passei, graças a elas tive a oportunidade de aprender e de evoluir como pessoa.  E isso é muito positivo logo só tenho que me sentir grata.