19.6.15

Da horta para a mesa

Este ano na horta aqui de casa resolvemos apostar mais na diversidade e menos na quantidade. Na minha opinião tomámos a opção certa. Como já mencionei aqui várias vezes, aqui em casa tentamos ter uma alimentação o mais equilibrada e saudável possível. E sendo assim esta nossa opção faz todo o sentido, pois uma alimentação saudável baseia-se muito na diversidade dos alimentos que ingerimos.
Quem tem horta sabe bem que não é só colher para cozinhar! Tem que se regar todos os dias, tirar ervas daninhas, colher e armazenar. Temos muito sorte em ter a preciosa ajuda do senhor meu sogro, pois como temos horários a cumprir no trabalho fora de casa, o tempo para dedicar à horta não é assim tanto. Graças a essa preciosa ajuda e algum esforço da nossa porta posso dizer que temos uma bela horta. Com a qual eu estou realmente vaidosa, aos meus olhos ela está lindíssima e não me canso de a namorar. 
Na passada semana tivemos de fazer a primeira colheita mais a sério. Isso implica, colher, escolher, lavar, preparar para congelar, entre outras coisas. Lá está, dá trabalho, mas como diz o ditado quem corre por gosto não cansa. 
Começam a sair as primeiras receitas com os alimentos da primeira colheita. As saladas não tenho fotografado mas fazem parte de todas as nossas refeições e são sempre diferentes!


(Lasanha de legumes -  da nossa horta são o corgete, a cebola e os espinafres)

(Calda de frutos vermelhos - da nossa horta são os morangos e as framboesas)

(Panquecas sem glúten com a calda dos frutos vermelhos)

(Batido de frutos - da horta são os morangos e framboesas)



With love,


Catarina.



19 comentários:

  1. OLá Catarina, acho fantástico vcs terem a possibilidade de terem uma horta, pois vivesse eu numa moradia, e embora não tenha mão para plantar, faria o mesmo. Não só sabemos aquilo que comemos, como dá um gozo bestial "ir à horta" buscar a matéria prima. Tudo fica mais saboroso. O mais perto disso que tenho são as ervas aromáticas, que compro no super e depois planto-as. Duram o que duram, comigo a regá-las, ou demais ou de menos, mas vão dando para temperar e que bem que sabe tê-las frescas.
    Comer saudável devia ser obrigação a partir de uma certa idade. É verdade que de vez em quando um escorregão até nos faz bem, não podemos radicalizar, mas uma salada boa, uma refeição caseira, sem molhangas nem frituras, faz-nos sentir tão leves. Parabéns pelo vosso empenho, só posso aplaudir! bjs
    PS: quero agradecer-te os teus comentários que são sempre tão generosos no blog. Bom fds, descansa e aproveita bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Val, eu é que te agradeço a tua presença por aqui, e por todas as tuas palavras.
      Sem dúvida que ter uma horta tem muitos benefícios e o poder colher na altura em que vamos cozinhar é das melhores coisas, mesmo. E embora em tua casa só tenhas ervas aromáticas, já é suficiente para perceberes o que falo. Saber aquilo que comemos é mesmo um luxo, nos dias de hoje e eu sinto-me muito grata por o poder ter!
      Concordo que nos devemos preocupar cada vez mais com a nossa alimentação, mas claro que um dia não são dias e um disparate de vez em quando não faz mal a ninguém!
      Beijinho enorme para ti!

      Eliminar
  2. nham :)
    compreendo-te perfeitamente e sinto tantas saudades da minha horta que está tão longe....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu imagino minha querida! Tens que fazer uma mini horta na varanda aí de casa, para ires matando as saudades da horta que está longe!!
      Beijinho enorme para ti!

      Eliminar
  3. Tão bom! !
    Queria morar numa casa térrea para fazer uma horta também.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh querida, mas hoje já é possível ter uma mini horta na varanda e há ideias tão giras para o que se pode fazer. Tens de procurar aqui na net para te inspirares e meteres mãos à obra!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Humm delicia, estou a pensar fazer o mesmo, uma mini horta.
    Vou tentar me aplicar, tem tudo um aspecto delicioso

    ResponderEliminar
  5. Esqueci-me dos beijinhos deve ter sido dos meus olhos estarem a comer estas delícias eh eh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida!!
      Aqui na net tens ideias maravilhosas que vão com toda a certeza deixar-te inspirada! Depois é meter mãos à obra!
      Eu estou contigo, se precisares de alguma dica em que eu possa ajudar é só dizeres!
      Beijinho enorme

      Eliminar
  6. Olá Catarina. Também sou fã destas comidinhas saudáveis, embora as faça na maioria das vezes com legumes do supermercado. Só costumo ter algumas ervas aromáticas, mas este ano plantei vários pés de tomate cherry, framboesas, mirtilos e chuchus, tenho regado todos os dias e está tudo a crescer muito bem. Também tinha rabanetes, mas coitados, não vingaram. Aqui em casa não percebemos patavina sobre hortas, vamos ver o que isto dá. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana!
      Eu bem sei que a maior parte dos legumes que se comem por aí são comprados no super mercado, mas melhor assim que não os comer!
      Acho que fazes muito bem em em ter a tua horta, mesmo que não seja muito grande, quanto ao não perceberes nada , felizmente hoje encontra-se tudo aqui na net, logo é uma questão de procurares!
      Eu fico desde já a torcer para que as coisas que plantaste cresçam e de boa saúde :D E claro que daí venham receitas maravilhsoas!
      Beijinho grande!

      Eliminar
  7. A sensação deve ser boa de plantar, colher, cozinhar e comer to do o processo feito por você.
    Bjuss! Boa semana pra você!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sensação é mesmo muito boa, e eu sinto-me muito grata por o poder fazer.
      Obrigada pela visita e pelas palavras!
      Beijinhos grandes!

      Eliminar
  8. Como já tenho falado no meu blog. sou do campo mas gosto da cidade, Não gosto de um quintal assim tão grande como o da mãe, mas gostava de ter um bocadinho de terra na minha casa para plantar pequenas coisas. O gosto não tem comparação. a cor, o aroma tudo é diferente quando é plantado sem adubos e pesticidas. Essa tua lasanha, hum.. só falta chegar aqui o cheirinho. Boa continuação de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim querida concordo contigo, o quintal não precisa de ser grande, mas que ter um quintal é maravilhoso é mesmo!!
      Esta minha lasanha estava mesmo muito boa, vai ser uma receita a repetir com toda a certeza!
      Beijinhos grandes Pinta.

      Eliminar
  9. Eu também gosto muito de ir colher na "horta" :) Também temos a ajuda da minha mãe, senão não se consegue, mas gosto muito do campo :) Até de arrancar as ervas daninhas :D :D
    Essas tuas receitas têm muito bom aspeto Catarina :) Parabéns pela horta :)
    Beijinhos e boa semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O quintal tem muitos benefícios mesmo nos nossos dias e não é só pelo que comemos, mesmo!!!!
      Nos dias de hoje com os horários que temos, se não fosse a ajuda dos pais/sogros seria dificil ter uma horta, somos umas sortudas por ter essa tão maravilhosa ajuda!
      Beijinho enorme minha querida, muito obrigada pelo teu carinho minha linda!!!

      Eliminar
  10. Grande verdade tu aqui dizes, mta gente acha mto bonito ter uma horta mas não imagina o trabalho que dá. Acham que as coisas crescem por elas e que vão parar á mesa sozinhas. Sempre vivi no campo e sempre tive campos e hortas e sempre tive que trabalhar mto nelas e quando dizia que tinha muito que fazer em casa lá vinha o gozo do "arrumar? arrumas depois!" Essas pessoas nunca saberão o quão valioso é o nosso planeta e o quanto ele nos ajudar a estarmos vivos.

    Continuação de boas colheitas :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai minha querida como eu concordo com as tuas palavras!! Eu sou muito grata por viver assim desta forma, e faço o que posso para poupar o nosso ambiente, tentando tirar o melhor partido dele!
      Muito obrigada pelas tuas palavras !!!

      Eliminar