6.9.15

Granola de mirtilos


Aqui está a minha primeira granola, aliás nossa, pois o senhor aqui de casa fez questão de a fazer comigo. Incrível como é fácil de fazer, e o que eu perdi este tempo todo em que só a comprava já feita. Sim porque gosto muito mais desta, caseirinha e feita apenas com ingredientes que nós gostamos.  A partir de agora a granola consumida aqui em casa vai ser sempre feita aqui mesmo, com toda a certeza. Gostava tanto de partilhar a receita aqui, mas como já é hábito não anotei as quantidades. Eu sei, devia ter anotado, mas tenho este defeito, gosto de fazer as coisas a olho. O que nem sempre é bom, pois às vezes quero repetir as receitas e não me lembro dos ingredientes. Mais uma coisa que eu tenho de mudar.... 
Ainda assim vou partilhar os ingredientes que utilizei e como o fiz. Se quiserem aventurem-se a probabilidade de dar certo é quase garantida.

Ingredientes:

* arroz tufado
*  flocos de aveia
* amêndoas
* nozes
* sementes de girassol, sésamo, linhaça e abóbora
* mirtilos
* sal
* vagem de baunilha
* geleia de agave ou mel

Numa taça mistura-se  o arroz tufado e os flocos de aveia, que é a base logo deve ser em maior quantidade. A seguir as amêndoas, as sementes, a baunilha, uma pitada sal, a geleia de agave e mistura-se bem. Coloca-se num tabuleiro forrado com papel vegetal e leva-se ao forno durante mais ou menos 30 minutos. De dez em dez minutos tira-se o tabuleiro para mexer  o preparado. Depois de tirar do forno junta-se os mirtilos e as nozes cortados grosseiramente. Deixa-se arrefecer e é só colocar num frasco de vidro.

Se experimentarem partilhem a vossa opinião!!

With love,

Catarina.

 


18 comentários:

  1. Olá Catarina, granola caseira é do melhor que há! junta-se à frutaou ao iogurte e é um lanche nutritivo e saudável. Não me parece importante a quantidade dos ingredientes que colocas. Afinal o objetivo de se fazer granola em casa, é justamente o de personalizar a mistura tendo em conta o gosto do consumidor. Portanto, tendo a base, o resto "é à vontade do freguês"!! Reside justamente aí a graça de a fazer em casa. Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão minha querida. A partir de agora não vou querer comprar mais. Feita em casa é sempre melhor, e assim sabemos claramente o que estamos a comer.
      Beijinho grande, tem uma boa semana.

      Eliminar
  2. Olá Catarina :)
    Engraçado é algo que nunca comi ........até acho estranho !!!!!
    Talvez porque cá em casa ,sou só eu que por ventura fizesse uma coisa destas comeria .
    Mas fica aqui a partilha ,quem sabe um dia ;)
    Boa semana ,cheia de muita PAZ e LUZ
    bj mt grande
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Lulu obrigadaa!!
      Tens de provar, granola, é tão bom, com fruta e iogurte então é uma verdadeira delícia. e olha que a Margarida provavelmente também vai gostar!! Mas eu sou suspeita para dizer isto, pois eu adoro granola!!
      Se algum dia fizesres ou provares conta-me se gostaste.
      Beijinho enorme para ti e para a minha sobrinha, tenham uma boa semana***
      Obrigada pel

      Eliminar
  3. Isto é um tema que para mim me faz rir, e aplico o ditado "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades!" :) Há uns tempos atrás olhava para receitas/artigos de granola e dizia sempre, "olha agora, vou comer sementes de passarinhos" :) Mas com o tempo...a curiosidade, talvez, falou mais alto e experimentei, e adoro, adoro :) Nunca comprei feita, já fiz várias vezes com ingredientes diferentes e gosto muito para colocar nos meus iogurtes naturais também feitos em casa :) Ou simplesmente comer assim :) É uma delícia :) Quem diria gostar de sementes de "passarinho" :D :D :D
    Costumo fazer muito parecida com a tua Catarina, umas vezes mais simples que outras, não gosto dos chamados "aranhos" (passas, dispenso) o "molho" costumo fazer com azeite, mel e canela :) Coisa que também sempre achei estranho, achava que não ia gostar do sabor do azeite, mas não se sente sabor nenhum ao azeite :) É bom, e visto estarmos a ingerir coisas que nos fazem bem, melhor ;D
    Beijinhos grandes e boa semana :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Sandrinha!!!

    Como vês estamos sempre a mudar minha querida!!
    Eu fiquei fã da granola caseira e já vamos na segunda, é só uma questão de decidir o que nos apetece, podemos inventar e isso é tão bom. Para a próxima vou fazer com chocolate preto. Que engraçado não sabia que se podia fazer com azeite, lá está, estamos sempre a aprender. Eu escolhi fazer com geleia de agave por ser uma opção mais saudável, mas quem sabe um dia destes nao faço com azeite. Obrigada por partilahes querida!!
    Beijinho enorme e uma boa semana para ti**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chocolate preto? hummm :) Deve ser bom :)
      Não te esqueças de partilhar, que vou ter de experimentar :D :D
      Sim, estamos sempre aprender ;D
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Oh querida basta partires o chocolate em pequenos pedaços e juntasà granola depois de sair do forno. Fácil, fácil!!!
      Beijinho minha linda.

      Eliminar
  5. Que maravilha, Catarina! Ando para fazer, mas sempre com a desculpa que me faltam ingredientes. Vou ver se me deixo inspirar por ti! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando tiveres oportunidade experimenta querida!! E a vantagem é que podemos sempre improvisar e inventar com o que temos em casa!! Se experimentares conta-me a tua experiência! Beijinho grande e uma boa semana para ti**

      Eliminar
  6. Hummm adoro e cá por casa costumo fazer com regularidade pois o meu marido também come e com um iogurte fica tão bom :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim aqui em casa também comemos os dois, e a partir de agora só se vai consumir caseirinha:)
      Beijinho grande e boa semana**

      Eliminar
  7. Já sabes a minha opinião, adoooorrrrooo caseira e mesmo bom.
    Nunca usei arroz tufado deve ficar óptimo 😍, onde compras?
    Beijinhos querida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada melhor que sermos nós a fazer as coisas ;). Quando tiveres oportunidade faz com arroz tufado, fica delicioso. Encontra se à venda nas ervanarias e nas lojas do celeiro. Depois conta-me o que axaste. Beijinho enorme 💜

      Eliminar
  8. Há tanto tempo que quero fazer granola e nunca fiz...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar Neusa, é tão fácil e uma verdadeira delícia. Aqui em casa agora só caseirinha :)

      Eliminar