28.2.16

**Meditação**


No passado domingo participei num curso de "Introdução à Meditação na Tradição Védica",  dado por Miguel Homem, na Casa Bhumi.
Já há algum tempo que me queria aprofundar mais neste tema, logo quando surgiu a informação acerca deste curso na escola de Yoga que frequento, inscrevi-me.
Eu tinha-me comprometido comigo mesma a investir mais no "SER" do que no "TER", e aqui estava mais uma oportunidade de o fazer. E fiz! Foi uma experiência maravilhosa.
Passei um dia bem diferente do habitual, despertei ainda mais a minha consciência, pratiquei Yoga, meditação, ouvi mensagens que me assentaram que nem uma luva, aprendi novos mantras entre tantas outras coisas (muitas delas que quero aplicar nos meus dias), conheci pessoas incrivéis, sorri, emocionei-me, agradeci e serenei o meu coração. Senti-me em paz comigo mesma. Uma experiência que vou guardar e cuidar muito bem dentro de mim.
O que levamos da vida são as experiências, nada mais. Há que praticar o desapego de tudo o resto. Há que aquietar a nossa mente, ir ao encontro de nós mesmos. Parar, respirar, aquietar e sentir.

Não precisamos de muito para meditar, para além de o querer fazer. 

* Um local limpo e que seja do nosso agrado.
* Sentar numa posição confortável para nós.
* Fechar ou semicerrar os olhos sem fazer qualquer pressão .
* Deixar o mundo externo ficar de parte, ficar apenas nós e a nossa mente.
* Visualizar a natureza (basta pensar numa paisagem da natureza que nos seja  familiar).
* Focar mentalmente em cada parte do nosso corpo.
* Manter a nossa respiração regular.
* Sentir o toque do nosso corpo em contacto com o chão, sentir os olhos fechados e as mãos.
* Observar apenas a nossa mente.
* Podem sempre dizer um mantra, ajuda a trazer a atenção para a nossa mente e aquietá-la.

Não têm que o fazer por muito tempo, acreditem que se o fizerem apenas um ou dois minutos por dia já vão sentir os benefícios. Quando estiverem preparados esses minutos vão se multiplicar naturalmente. Mas há que começar por algum lado.

Se quiserem aprofundar e saber para que serve a meditação este texto vai ajudar com toda a certeza.


With love,

Catarina.

33 comentários:

  1. Admiro quem consegue e opta por um estilo de vida diferente do dito "normal", eu acho que não tenho vocação para mudar assim tanto.
    Vou alterando pequenos hábitos, mas mudanças assim radicais acho que não conseguiria.
    Beijinhos e boa semana.
    P-s o vasinho foi reciclado por ti não foi?

    ResponderEliminar
  2. Olá Pinta! Muito obrigada pela visita e pelas palavras!
    Minha querida todos nós temos essa vocação, basta querermos. E claro que não temos , nem devemos fazê-lo de uma forma radical. Eu própria fui deixando que estas mudanças fossem acontecendo naturalmente, claro que me fui empenhando. Mas o processo continua. Uns dias caminha-se em frente, de vez em quando cai-se, outras vezes fica-se sem vontade de continuar e outras vezes a força toma conta de nós e seguimos em frente!!
    O vasinho é uma lata de amendoins, reciclada por mim sim:) Obrigada por teres reparado!
    Beijinho enorme**

    ResponderEliminar
  3. Uma das ferramentas mais poderosas que conheci até hoje...também a mais difícil de alcançar.Aquietar a mente é das coisas mais difíceis para. Tenho a sorte de praticar Yoga integral por isso a meditação faz parte de todas as minhas aulas, mas confesso que é aquela onde mais lentamente progrido. Ainda assim, nem que seja por breves segundos que consiga desligar o botão...os efeitos são verdadeiramente poderosos e surpreendentes :)
    Beijinhos enorme

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão minha querida, meditação é mesmo uma das ferramentas mais poderosas, e está à mão de qualquer um. Mas claro como tudo na vida exige empenho e força de vontade!
      E mais vale pouco que nada, com toda a certeza. Também sou praticante de Yoga e claro a meditação faz parte das minhas aulas, ainda assim acho muito importante dedicarmos-nos a ela em casa. Todos os dias nem que seja um bocadinho!! É um caminho longo , é sim senhora!! Mas vale a pena, vale muito a pena!
      Beijinho enorme também para ti, é sempre muito bom ter te por aqui!

      Eliminar
  4. É sempre bom passar aqui e ler os teus textos Catarina :)
    Pareces uma pessoa tão feliz com as pequenas coisas :) Tão determinada e tão querida.
    O ser é sem dúvida mais importante que o ter! É bom quando percebemos isso :)
    Um beijinho querida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh minha querida muito obrigada pelas tuas palavras, e pelo teu carinho!
      Sou uma pessoas como tantas outras que vive dias melhores e outros piores, não sou de me lamentar e procuro sempre inspirar-me e encontrar alegrias nas mais pequenas coisas sim! Assim viver fica bem mais fácil!
      Beijinho enorme para ti, é tão bom ter-te por aqui!

      Eliminar
  5. A meditação acalmou-me e equilibrou-me muito , graças a ela sou uma pessoa mais tranquila e de bem comigo mesma . Nem sempre foi assim , sempre fui muito insegura e com o enorme defeito de dar demasiada importância ao que os outros diziam e pensavam de mim , e com a prática regular da meditação aprendi a valorizar-me e neste momento tento que os meus filhos aprendam , o mais velho concentra-se , o mais pequeno ri o tempo todo :))) não forço , o dia que ele sentir que lhe fará bem ele aprende !
    Continua :)))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla!
      Acredito bem no que me dizes, a meditação tem mesmo o poder de nos mudar. E é tão bom quando sentimos isso a acontecer na nossa vida! Fico feliz de saber que mudaste para melhor com esta maravilhosa ferramenta. Acho muito bonito e importante quereres fazê-lo com os teus filhos, um dia eles vão agradecer por isso, não tenho dúvidas! É normal que o mais pequenino não entenda bem o que está a fazer , se para nós às vezes já é tão difícil aquietar-mos a nossa mente imagino para uma criança pequenina. A seu tempo ele aprenderá sim:)
      Beijinho enorme e muito obrigada por estares por aqui!

      Eliminar
  6. Nem sei o que dizer ao teu post. O que me ocorre é que tenho tanta pena de não ter este tipo de experiências na minha zona. Fiquei encantada e com uma certa inveja saudável, que seja bem entendido esta ultima parte. às vezes sinto-me deslocada nos sitios onde estou e com quem estou. porque é disto é que eu gosto, toda esta calma ( e foi mais um desabafo ) ... :)
    beijinho Catarina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh minha querida, eu entendo o que me dizes. Mas olha o importante é que tu também já despertaste, agora é altura de trabalhares, se é que me entendes!!??! Podes sempre ler sobre estes temas que tanto te agradam, podes fazer pesquisas aqui na Internet. Eu percebo que as experiências são diferentes e que nos fazem falta, pois lidar com a realidade é sempre diferente. Mas não baixes os braços, se queres caminhar por este caminho, faz-te à estrada. Se não há cursos ou actividades deste género na zona aonde vives atreve te a fazê-lo noutro lugar. Poupamos daqui para poder gastar ali! O importante é seguirmos as nossas vontades, fazer dos nossos sonhos a nossa realidade!
      Beijinho enorme**

      Eliminar
  7. E sabes, o que reparo é que quanto menos exigo de mim, mais resultados vejo. É claro que há dias e dias, mas importante é fazer! Se não correu como desejávamos não quer dizer que não tenha corrido bem, é sempre uma questão de prespectiva!
    Cada vez mais acredito que é importante nivelar as expectativas.

    Beijos aguardo animada pelo próximo post

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás no caminho certo minha querida. O truque é esse exigir menos e fazer mais.
      Beijinho enormeeeeeee e muito obrigada pelo teu carinho e incentivo.

      Eliminar
  8. Olá princesa.
    Vejo e fico feliz por estares a ir de encontro ao que o teu coração pede .
    Ai está a chave do sucesso , serenar e aprender a gostar do que se vê.
    Neste momento estou numa fase complexa mas que se Deus quiser ha de passar e o bom tempo e coisas boas irão voltar
    .Não se pode estar sempre bem .
    bj mt grande
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida amiga vejo e sinto que estás numa fase mais complicada. Ambas sabemos que também são precisas. Acredito na tua força e sei que logo dás a volta por cima. Muito obrigada pelas tuas palavras e por estares sempre aqui. Gosto muito de ti. Beijinho enorme *

      Eliminar
  9. As meditações tbm transforma a minha vida. Faço de um jeito diferente, mas com o resultado parecido. Tento todo o dia me conectar com Deus e deixar o mundo esterno fora, isso acalma, renova as forças e me da ânimo. Tbm consigo refletir melhor, parece que a mente foi limpa das poluições.

    Beijos
    Thaís

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Thais! Muito obrigada pelas palavras e pela visita. Quanto à meditação, o mais importante não é como o fazemos é sim fazê lo. O efeito nos nossos dias é mesmo muito positivo. Beijinhos **

      Eliminar
  10. Humm adoro, sabes o quanto me indentifico, agora nas aulas de yoga faço volta e meia meditação com taças tibetanas e maravilhoso, não sei se ja tiveste essa experiência mas e algo a não perder, como faço aula individual a professora consegue ir muito ao meu encontro e funcionamos lindamente.
    Adoro mantras e a carolina também eu canto e ela reconhece desde que nasceu, é incrível o poder dos mantras claro que para quem ouve é só mais uma coisa estranha, mas para quem prática é bem diferente.

    Beijinhos querida e adoro as tuas partilhas e sempre que possível venho cá espreitar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida muito obrigada pelas tuas palavras e pela visita, sabes que és sempre bem vinda. Fico feliz de saber que retomaste o Yoga, sei quanto o querias fazer. A meditação está ligada vão Yoga. Logo vai estar mais presente nos teus dias. Nunca fiz meditação com taças tibetanas, mas já ouvi dizer que é maravilhoso. Os mantras são imprescindíveis para quem prática meditação, na minha opinião. Que bonito a tua princesa gostar e há estar familiarizada com mantras. Beijinho enorme minha linda.

      Eliminar
  11. Olá Catarina, acho que já te disse, tenho total dificuldade em desligar. Sei que ganharia muito em começar a olhar para a meditação e a praticar, mas penso que ainda não é chegado o momento. Admiro muito a tua caminhada, não é nada fácil. beijinhos, bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Obrigada pelas tuas palavras. Desligar não é fácil mas é necessário. Os benefícios que nos traz são compensadores pelo esforço inicial que temos de fazer. Mas eu acredito que tudo vem a seu tempo, quem sabe um dia destes não estás a fazer meditação!!! Beijinho enorme **

      Eliminar
  12. Catarina, obrigada por partilhares esta tua caminhada, nunca fiz Yoga e muito menos meditação, apesar de serem assuntos que me despertam interesse, por vezes acho que necessito de acalmar e parar de "correr", mas acredita que os teus textos contribuem para um possível despertar, beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida muito obrigada pelas tuas palavras. Acredita que são um grande incentivo para mim. Fico feliz por te sentires a despertar, isso é bom e faz nos querer aprender e experiências mais. Beijinhos grandes querida **

      Eliminar
  13. Tenho dois filhis reikianos que me tem sensibilizado para estes temas!
    Gostei da sua escolha e concordo com sua abordagem!
    Boa noite amiga

    ResponderEliminar
  14. Deve ter sido uma experiência fantástica, iluminada!
    Nunca frequentei nenhuma aula de meditação, apesar de me interessar bastante por este assunto (lá está, o tal crescimento que falavas no post anterior). Pesquisei bastante e ainda pesquiso e concordo que para se meditar o principal é querer.
    Os benefícios são realmente enormes. E até acho que o meu caminho começou a mudar, a partir do momento em que consegui meditar. Não o faço todos os dias, mas das vezes que o faço noto uma diferença grande no resto do dia. Tenho que trabalhar mais na regularidade :)
    O que tenho pena, é que aqui por onde eu vivo, não haja nenhum local que tenha esse tio de eventos e experiências, tais como Yoga, Meditação, Mindfulness, e outros. Valha-me a "Santa" Internet. Acho que vou pensar em apostar em organizar algo deste tipo. Se ninguém o faz por mim, terei que ser eu a fazê-lo pelos outros :)
    Beijinhos e continua partilhar e a inspirar essa tua caminhada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo minha querida!!
      Quando descobrimos o que nos faz bem, temos de nos aplicar. Por isso aplica-te sim na meditação com mais regularidade, não te vais arrepender.
      Apoio-te 100% em tomares tu iniciativas, uma vez que aí na tua zona não há nada desse género. E ainda te digo mais, se preciasres de alguma ajuda, como contactos ou outra coisa qualquer, conta comigo. O meu email está aqui disponível.
      Beijinho enorme e mais uma vez obrigada ***

      Eliminar
    2. Obrigada pelo apoio. És mesmo muito gentil :)
      Cada vez mais penso nisso e se avançar e se precisar de contactos, irei recorrer a tua ajuda.
      Beijinhos

      Eliminar
  15. Catarina! Não sabia que na Marinha Grande tinham estes cursos, mas agora creio que eles já existem em todo o lado! Tudo o que desejamos atraímos... e este curso veio direitinho para o teu desejo de "ser" mais. Aproveita a boleia e continua atraindo tudo o que desejas para o teu ser, tudo virá! Obrigada também pelas presenças no meu blog e pelas palavras de motivação! Beijo e boa semana! *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida muito obrigada pelas tuas palavras!
      É verdade, felizmente nos dias de hoje cada vez há mais iniciativas destas por todo lado!!! E ainda bem!!
      Também acredito na lei da atração, há que trabalhar para que aconteça!!
      Beijinho enorme!!

      Eliminar
  16. Sem dúvida que meditar é mais simples do que aquilo que pensamos... basta estarmos motivados e predispostos para o fazer. Como falei no meu blog, meditar não toma mais do que 15 minutos do meu dia e os efeitos valem mesmo a pena!
    Bjs

    P.S. - gostei da dica de "visualizar a natureza" :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com toda a certeza que sim Sofia, aliás como em quase tudo na vida!
      Beijinho grande e obrigada pela visita

      Eliminar