14.4.16

O poder das coisas que nos rodeiam é determinado por nós!


Acredito que o optimismo é uma opção. Está ao alcance de todos, embora nem todos o alcancem.
Eu considero-me uma pessoa optimista por natureza. Para mim é assim que a vida faz sentido. De nada serve as lições que a vida nos ensina se não as aprendermos, acreditando que também elas nos são precisas. 
Todos temos problemas, todos temos dias difíceis, dias em que achamos que não merecemos esta ou aquela situação, em que pensamos que só a nós nos acontece as coisas pelas quais estamos a passar, enfim dias cinzentos, que todos conhecemos bem. 
Esses dias não são o fim do mundo, e acreditem são esses dias que nos trazem a sabedoria e a força para seguirmos em frente. É assim que eu vejo as coisas. Não significa que seja a verdade para todos, mas é sem dúvida a minha verdade.
Sou uma pessoa bastante reservada no que diz respeito às minhas coisas, partilho apenas aquilo que eu acho que devo partilhar e com quem eu quero. E quanto mais querem saber menos vontade tenho de partilhar. Mas claro, há coisas que não queremos partilhar que as pessoas que nos rodeiam acabam por saber. Mas sinceramente, isso já não me incomoda. Que saibam, que especulem, que pensem o que quiserem. Na minha opinião quando os outros falam ou pensam na vida alheia é uma verdadeira perda de tempo. Até porque a minha vida chega-me bem. Preenche-me o suficiente. E eu sou tão grata pelo que sou e pelo que tenho, cada vez mais!
Quando penso que os anos estão a passar, não me preocupa uma ou outra ruga que vá aparecendo, afinal o melhor é mesmo aquilo que se vai aprendendo e vivendo. E com toda a certeza que com os anos vai-se ganhando mais maturidade, vai-se vendo a vida com outros olhos, e sentindo cada vez mais com o coração! E isso é tão gratificante!

With love,

Catarina.



32 comentários:

  1. Catarina...uma reflexão uma mulher madura...tranquila e feliz!
    Nos meus quase sessenta...assino por baixo!
    Bj amigo e boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida!
      Beijinho grande e boa semana.

      Eliminar
  2. Tens toda a razão :)
    Ainda bem que te sentes assim e que continues sempre a sentir-te grata por tudo aquilo que tens.
    Esta semana foi difícil e por isso dei por mim a fazer o mesmo exercício: a forçar-me literalmente a pensar nas coisas boas e isso fez com que mudasse totalmente o meu estado de espírito. Depois até me senti mal!
    Vou partilhar a tua reflexão :)
    Beijinho e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada minha querida!
      A gratidão traz-nos tantas coisas, e ajuda-nos a ver as coisas com muito mais clareza. Fico feliz de saber que após uns dias mais dificeis encontraste de novo a tua paz!
      Beijinho enorme, tem uma boa semana.

      Eliminar
  3. Eu ando a tentar ser mais positiva. E tenho conseguido :-) Não é fácil e por vezes o meu típico pessimismo ressalta, este seu texto Catarina, é-me mesmo inspirador, acredite. Tenho que cá vir relê-lo mais vezes... Adorei! Fez-me sorrir. Beijinhos e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Joana que bom que as minhas palavras te assentaram que nem uma luva, fico muito grata por isso.
      Ser positiva é algo que requer trabalho e paciência, mas não é de todo impossível. Estou contigo nesta tua luta:)
      Beijinho enorme e boa semana*

      Eliminar
  4. Olá querida Catarina as vezes acho que somos irmãs gêmeas pois pensamos tão igual.
    Também penso tudo assim como você a vida é muita curta e preciosa para perdermos tempo com vida dos outros mas infelizmente tem gente que não vive sem se meter na vida alheia. Eu como você sigo em frente deixo falar e procuro me preservar ao máximo. E assim vamos em paz né amiga bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida!!
      Que bom ter te por aqui.Que engraçado o que escreveste.
      O importante mesmo é sentirmos-nos bem connosco e com as nossas escolhas!!
      beijinho grande e boa semana.

      Eliminar
  5. Não há maior verdade do que aquela que vive dentro de nós e transparece para os outros em forma de amor colocado em todos os pormenores. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo mesmo querida Isilda!
      Beijinho enorme e boa semana**

      Eliminar
  6. É mesmo, é bom que encaremos assim cada etapa da nossa vida, beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem de ser!!
      Beijinho enorme minha querida, tem uma boa semana.

      Eliminar
  7. OLá Catarina, como tenho uns aninhos a mais que tu, acho que te posso dizer que a única vantagem de se envelhecer é mesmo essa: a maturidade. Deixamos de ligar a muita coisa que realmente, não interessa. E a dar mais valor ao que importa verdadeiramente. Falar da vida alheia é coisa que também me passa ao lado! e julgar os outros então, ainda mais longe está de mim. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Val acredito bem no que dizes. Aliás não esperava outra coisa de ti e admiro te tanto pela linda mulher que és (em todos os sentidos).
      Beijinho enorme, boa semana e continuação de umas férias maravilhosas!!

      Eliminar
  8. Este post tem muito que se lhe diga, e há ou não, uma mensagem subliminar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Menina Claudia a menina é muito perspicaz:D
      A mensagem a sublinhar é que está no título do post!
      Beijinho enormeeeeee, tem uma boa semana***

      Eliminar
  9. Cada vez mais, chego à conclusão que quanto mais simples, desapegada e natural for a nossa vida, mais felizes seremos.
    Beijinhos!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu assino por baixo minha querida.
      Beijinho grande e boa semana.

      Eliminar
  10. Bom dia princesa
    Como sabes trabalho num sitio onde lido com muitas pessoas e há momentos em que ha tendencia para isso .
    Eu não tenho tempo nem pachorra para andar com a vida dos outros às costas.Fujo disso comoo diabo da cruz
    Gosto sim de gastar tempo a fazer o que me faz feliz.
    E nestes últimos anos tenho restringido muito a proximidade a pessoas que não ne trazem nada .
    Cada um tem de fazer o que é melhor para si e ponto .
    Semana feliz rodeada de muito amor.
    Bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida!
      Muito obrigada pelas tuas palavras.
      Dizes aqui e muito bem, temos de fazer o que é melhor para nós e ponto final parágrafo.
      Beijinho enorme minha linda, tem uma boa semana.***

      Eliminar
  11. Concordo com tudo. com o titulo do post e sobre o optimisto também. Sou por natureza uma pessimista muito optimista, isto naqueles dias que todas nós temos. Nem digo dias maus, são dias menos bons. Porque as coisas só ganham dimensão negativa se nós lhes dermos importância.
    Gosto sempre de vir aqui. Aprendo sempre qualquer coisa. Não é graxa, que eu não tenho paciência para isso, é um estado de espirito.
    Beijinho Catarina.
    Devias escrever mais :)
    Egoismo da minha parte, admito. Mas sei que nem sempre as palavras saem como e quando queremos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria!!
      Bem vinda sejas aqui ao meu cantinho.
      Nem sei o que diga ao que aqui me escreveste... Deixaste-me mesmo feliz com as tuas palavras. Obrigada, do fundo do meu coração.
      Sou da opinião que o amor e o optimismo tem de se espalhar, e há diversas formas de o fazer. Se todos o fizermos um bocadinho a vida torna-se bem mais bonita.
      Beijinho enorme para ti e mais uma vez OBRIGADA!

      Eliminar
  12. Que dizer? Que este post poderia ter sido escrito por mim?! Identifico-me inteiramente com as tuas palavras e sim, avançar na idade traz consigo uma maturidade crescente, que só nos sabe e faz bem. Achei especialmente engraçado quando dizes que, quanto mais querem saber menos vontade tens de partilhar. Ai que vontade de rir, porque eu sou exactamente assim. Enfim, foquemo-nos nas coisas que valem a pena, nas coisas simples, no nosso crescimento interior e no crescimento de quem está à nossa volta. Beijinhos, minha linda e boa semana, com muitos risos, muito amor e a concretização de todos os teus bons desejos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida já algum tempo que tinha percebido que temos muitos valores em comum. Por isso nada me admira com o facto de teres dito que estas palavras podiam ser tuas. Acredita que também me revejo em muito nas tuas.
      É tão bom quando realmente apreciamos as pequenas coisas e as valorizamos, dando assim sentido ao que vivemos. Depois vem a gratidão, aquele sentimento tão poderoso, e que felizmente ambas conhecemos tão bem!

      Eliminar
  13. Olá Catarina,
    Realmente tenho apendido muito contigo, aprendido coisas boas, muito boas, sim, porque tu consegues dar-me lições, às vezes não as consigo aprender à primeira, mas de cada vez que volto, melhoro o meu modo de aprendizagem... às dias difíceis... dias de nos "tirar o tapete de baixo dos pés"...e depois??? Temos duas opções, reagir ou não, certo? E eu não tenho dúvida que sermos positivos é o caminho certo...
    Obrigado mais uma vez, és exemplo de boas energias :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Sandrinha assim o meu coração não aguenta!! OBRIGADA, mil vezes obrigada por tanto carinho e incentivo para continuar por aqui.
      Acredito que o amor e as "boas energias" se espalham, e que contagiam. E só tento fazer a minha parte!!!
      Beijinho enormeeeee, e obrigada mais uma vez!

      Eliminar
  14. Minha querida,
    concordo contigo :) Com a idade (não interessam as rugas para nada) uma pessoa aprende a lidar com as coisas de maneira diferente, sente muito mais com o coração como dizes! É bom :)
    Eu também me considero optimista, na maioria dos dias! Mas tenho os meus dias menos bons! Tento ultrapassá-los sempre com um sorriso, mas nem sempre é possível!
    Um grande beijinho querida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá princesa! Muito obrigada pelas tuas palavras tão bonitas. Beijinho enorme:-)

      Eliminar
  15. Eu também acho que cultivar o optimismo é uma opção, embora seja sem dúvida mais difícil que cultivar o pessimismo. Gosto muito da ideia de podermos treinar a nossa cabeça de forma a sermos mais felizes e termos uma postura mais optimista perante a vida, especialmente porque há muita gente que nunca teve quem lhe ensinasse essa arte em casa, desde pequenos. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana!
      Muito bem vinda aqui ao meu cantinho. Obrigada pelo teu tempo e pelo teu comentário.
      Cultivar o optimismo pode se tornar mais fácil do que aquilo que pensamos, depende de nós!
      Bem sei que infelizmente há casos (muitos) de pessoas que tudo o que lhes ensinaram na vida nada tem a ver com optimismo. Sendo assim torna-se mais dificil cultivar esse tal positivismo, ainda assim, não é impossível!!
      Beijinhos****

      Eliminar