7.1.16

O poder da alimentação na nossa saúde.


Estamos em pleno mês de Janeiro, o frio e a chuva finalmente vieram para ficar, e eu com a horta repleta de coisas boas para colher. Tão bom! Desta colheita vieram laranjas, tangeras, clementinas, limões, alhos franceses, brócolos, beringelas, rabanetes, espinafres, salsa, coentros e hortelã! Bem posso agradecer aos dias de sol que se fizeram sentir nos últimos meses.
Nem imaginam a gratidão que eu sinto por ter todas estas coisas tão boas para comer. Como sabem sou adepta de um estilo de vida saudável e sustentável. Logo tudo isto vem mesmo a calhar. Nada melhor que sabermos o que estamos a comer, e ter uma horta permite-nos isto.
Nos dias de hoje a alimentação é um tema muito falado, acho até que está um pouco na moda. O que não me incomoda nada, muito pelo contrário. Fico muito feliz em saber que cada vez mais as pessoas se preocupam com aquilo que comem, e melhor, que percebem o efeito que alimentação tem em nós.
Falta de informação felizmente não é problema, cabe a cada um fazer as suas próprias opções.
Existem vários tipos de alimentação que podemos seguir, sendo elas: vegetariana, veganismo, natural, integral, orgânica, macrobiótica, entre outras..
Sinceramente não sigo nenhuma delas especificamente, talvez em quase todas elas há coisas que me inspiram, e que algumas até já incuti na minha alimentação. 
Como  essencialmente peixe, frango e peru (muito pouco e cada vez menos, talvez até deixe de comer...), uso e abuso de legumes, leguminosas e fruta, cereais, bebo muita água, não resisto a um bom chá, e não dispenso o meu café pela manhã. Se me apetecer um doce, seja um chocolate, umas bolachas, ou qualquer outra coisa, como. Se me apetece como e pronto, nada de culpas. Um dia não são dias, desde que isso não se torne um hábito diário, claro.  Há que haver um equilíbrio. Quando gostamos de nós mesmos, aprendemos a comunicar com o nosso corpo, e há que perceber o que ele nos pede. Devemos optar por comer o que nos deixa satisfeitos. Com o tempo vamos aprendendo a ver os alimentos que nos fazem bem, que nos dão energia e vitalidade, assim como o contrário. 
No passado mês de Dezembro iniciei um curso de alimentação saudável vegetariana, que ensina a ver a cozinha como a nossa farmácia. Já aprendi muitas coisas interessantes e vou aprender muitas mais com toda a certeza. É muito gratificante quando investimos em coisas de que gostamos, que nos dão prazer e que nos ajudam a melhorar como ser humano.
Ao cuidar da minha alimentação estou a cuidar do meu corpo, e isso é muito importante, pois é nele que habita a minha alma.

" Quando a nossa mente está em equilíbrio, ouvimos e atendemos nosso corpo e suas necessidades, o mesmo permanece saudável e equilibrado. Contudo, conhecer nosso corpo tornou-se uma tarefa por demais esquecida na correria dos dias atuais. Somos frequentemente vitimas de doenças que se iniciam em esferas de nossa existência que desconhecemos e que se refletem em nossos corpos de um modo ou de outro no decorrer das nossas vidas. O que fazemos, o que comemos e como nos relacionamos com o mundo à nossa volta acaba se refletindo em nosso ser, não apenas em nosso corpo. " Ivan Zacharauska



With love,

Catarina.


28 comentários:

  1. Um dia destes assalto a tua horta :)
    Tanto legume que eu gosto. Eu vivo num apartamento, não tenho disso, mas tenho no mercado municipal os produtores agricolas.
    Fiquei foi com uma pontinha de inveja (saudável, claro) do teu curso de hábitos alimentares, eu curiosa por estas coisas, me confesso, fico com pena que na minha zona não haja nada desse género, e lá vou eu ter que googlar (acho que acabei de inventar um termo novo)informação.

    beijinho Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Teresa escusas de assaltar, se por acaso um dia destes vieres para estes lados, avisas-me que eu não me importo nada de partilhar as coisinhas da minha horta :D!
      Aqui na minha zona começa a haver mais cursos e workshops deste género, o que me deixa realmente feliz. Nada melhor que meter as mãos na massa para aprender. Mas felizmente existe a Internet, o que permite a pessoas como tu, que vives numa zona aonde não existem (ainda) este tipo de iniciativas, a aprender sobre estes temas. Aliás na internet encontramos sobre todos os temas :))
      Em breve vou partilhar algumas receitas aqui, do que ando a aprender!
      Beijinho e bom fim de semana.

      Eliminar
  2. "Tão bom!" Desfrutar desta imagem:-)))
    Que bela foto, tão próxima e tão distante... aproveita; por aqui tenho de ir loja comprar.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh obrigada minha querida! Eu aproveito bastante e acredita que agradeço ainda mais!
      Felizmente nos grandes centros já existem muitas opções para quem quer alimentos mais "saudáveis". O que é muito bom!!
      Beijinho enorme e bom fim de semana.

      Eliminar
  3. Olá Catarina :)
    Este post vem mais uma vez despertar consciências.
    O corpo fala e há que estar desperto .
    Há coisas que gostava tanto e agora ao tentar meter na boca da me vómitos.A principio achei estranho ,agora já vou interpretando .
    Cá em casa come se quase de tudo ,somos de bom dente e por enquanto as restrições alimentares são poucas .
    Não bebemos leite de vaca ,incluindo a Maggy que está em fase de transição .
    Mas não quer dizer que se estiver em casa de alguém não beba um café com leite ou sobremesa com natas .
    Altera e daqui e acrescenta se acolá e assim vamos encontrando o equilíbrio .
    Cá em casa não há horta ,mas há o costume de ir todos as sextas ao mercado dos Lavradores que não dispenso .
    Eu acho uma bênção o facto de haver tanto por onde escolher,fico tão feliz de chegar ao fim da sexta e olhar para o meu frigo cheio de coisas boas .
    Tens mesmo muita sorte por ter esse bocadinho de terra ai ,apesar de saber que também dá muito trabalho .
    Mas essa foto é tão inspiradora que até dá vontade de ir cavar um bocadinho :D:D
    Querida tem um bom fim de semana
    bjs
    Lulu



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida amiga, muito obrigada pelas tuas palavras. Fico muito feliz por teres gostado da minha reflexão.
      Fico também muito feliz por saber que cada vez estás em contacto com o teu corpo, as mudanças acontecem naturalmente, e depois tudo funciona como uma bola de neve, vamos rodando e rodando e já não dá para voltar para trás. O que neste sentido é muito positivo.
      Tens razão, o facto de ter este bocadinho de terra aonde posso cultivar é mesmo muito bom e tu sabes o quanto eu sou grata por isso. Acredita que se tivesses mais perto partilharia muitas das minhas coisas contigo!
      Felizmente para quem não tem quintal já há várias opções para poder ter acesso a alimentos mais saudáveis. Cabe a cada um ter iniciativa de as procurar. Fico tão feliz de saber que tu o fazes!
      Beijinho enorme minha linda, tem uma semana repleta de coisas boas***

      Eliminar
  4. Que maravilha! Tens uma horta bem recheada! É maravilhoso poder ir ao quintal e colher algo com que preparar uma refeição. Os vegetais têm um sabor diferente dos comprados, ou melhor, têm realmente sabor. Para além da saúde, o que me atrai para cultivar a minha horta é a sustentabilidade. E a poupança. E o sabor. E o ter à porta de casa o "supermercado". São muitas as boas razões.
    Relaciono-me com o teu tipo de alimentação, gosto de ter uma alimentação saudável, mas não gosto de radicalismos. E também gosto do meu disparate alimentar (às vezes demais até). Acho que a palavra chave é Equilíbrio.
    Beijinhos e que tenhas um excelente 2016!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina!
      Muito obrigada pelas tuas palavras, concordo com cada uma delas. Tens toda a razão quando dizes que Equilíbrio é a palavra chave, é mesmo!!
      Beijinho enorme e muito obrigada pela visita!

      Eliminar
  5. Concordo Catarina, a alimentação é mesmo muito importante, esse curso vai ser uma mais-valia para ti, aproveita bem. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Ana.
      Vou aproveitar bem sim, ando muito entusiasmada, é muito gratificante investir naquilo que nos dá prazer!
      Beijinho enorme e tem uma boa semana.

      Eliminar
  6. Olá Catarina, é um privilégio ter essa horta em casa, apesar do trabalho, imagino, que ela te dá. Mas também deve ser um trabalho terapêutico, o de estar em contato com a terra. Acho que cada vez mais há a consciencia de que se deve comer melhor. Aqui em casa, sem sermos radicais, temos vindo ano após ano, melhorando as escolhas. Depois da cirurgia do marido, algumas coisas desapareceram mesmo de circulação. Só não como melhor, porque detesto cozinhar. Detesto mesmo, não tenho qualquer prazer. Ler uma receita é para mim uma tortura, tenho que me obrigar a chegar até ao fim, e se tem muitos passos então, descarto logo, não leio nem sequer na diagonal. Mas não há dúvida que quando comemos melhor sentimo-nos muito bem e isso nota-se em todo o nosso desempenho. Deve ser bem interessante o curso que estás a tirar, principalmente com tanta matéria prima em casa da qual podes tirar ainda melhor partido. Beijinhos, booooooa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida!
      Tens toda a razão ter uma horta assim é mesmo um privilégio e olha que sou muito agradecida por isso. Felizmente tenho a ajuda do meu sogro que ao contrário de nós aqui em casa tem mais disponibilidade. Sem essa ajuda seria muito complicado.
      Graças à nossa horta comer melhor e mais saudável tornou-se bem mais fácil, e agora com o curso a vontade de pôr as mãos na massa é ainda maior.
      Eu bem sei que cozinhar não é contigo, mas felizmente optar por comer de uma forma mais saudável começa a tornar-se uma moda e graças a isso mesmo sem termos de cozinhar podemos ser adeptos pois a oferta na rua é cada vez maior. E ainda bem :D
      Minha querida tu podes não ter mão para a cozinha, mas essas mãozinhas não deixam de ser umas mãos de fada por isso!!
      Beijinho enorme, tem uma excelente semana.

      Eliminar
  7. Ótimo post! Gosto muito de alimentos naturais e tento inserir cada dia mais na rotina da casa! Tb acredito que o equilíbrio é muito importante, porém cada dia que passa, como vc disse, sinto menos vontade de comer carne, e a carne vermelha já tiramos da alimentação da casa há 2 anos.
    Beijos, boas energias em sua casa e uma ótima semana!
    CamomilaRosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Camolila Rosa!
      Muito muito obrigada pela sua visita e pelas maravilhosas palavras. Fico muito grata por ter gostado do meu post.
      Sem dúvida que com o tempo vamos mudando os nossos hábitos alimentares e à medida que vamos deixando uns alimentos vamos inserindo outros. O bom mesmo é que aprendemos a comer de acordo com o que nos faz sentir bem, respeitando o nosso corpo e isso sim é muito importante.
      Beijinho enorme e uma boa semana.

      Eliminar
  8. Olá Catarina! Excelente post. E que sorte, uma horta em casa! Eu diria que tenho uma alimentação vagamente equilibrada e quase não como carnes vermelhas (só quando vou comer fora, que é raro), mas creio que ainda devia reduzir mais a carne e o peixe que como, fazer mais refeições vegetarianas. A questão da cozinha vegetariana é que exige mais aprendizagem (não é propriamente como grelhar um bife), mas é um dos objectivos que tenho para este ano - aprender mais receitas vegetarianas. Ainda no outro dia andava na fnac a ver livros sobre o assunto, mas não me decidi por nenhum.
    Creio que para além da questão de sermos saudáveis, devemos prezar por uma alimentação sustentável (para o meio ambiente, digo), sem excessos ou exageros.
    Gostei do post :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana!
      Muito obrigada pelo seu comentário. Fico muito feliz por ter gostado desta minha publicação e por de certa forma se ter identificado com o que escrevi.
      O importante é ganharmos consciência sobre a importância que a alimentação exerce em nós, depois tudo acontece naturalmente. Eu já estou neste processo há imenso tempo e é incrível como as coisas não param de mudar.
      E tens toda a razão quando dizes que o importante não é só ser saudável e sim sustentável. É tão ou mais importante.
      Quero ver se em breve começo a publicar algumas receitas aqui, depois podes espreitar. Não pretendo fazer deste espaço um blog de culinária, mas tenho muita vontade de partilhar algumas receitas que já fazem parte dos meus dias.
      Beijinho enorme, tem uma boa semana.

      Eliminar
  9. Adorei o texto! Tenho muito a aprender contigo e tenho noção de que devia mudar a minha alimentação, mas sinto-me meio perdida por vezes. Boa semana! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh minha querida que bom que gostaste desta minha publicação, fico muito feliz!
      Se precisares de algumas dicas ou alguma ajuda não hesites em me enviar um email.
      Beijinho grande e obrigada por estares por aqui!

      Eliminar
  10. Um verdadeiro privilégio a horta!
    Por aqui como costumo dizer há sempre para uma sopa!
    Reconheço que com a horta a minha refeição é bem mais saudável!
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo!!! Por aqui passa-se o mesmo, e é tão bom!!!
      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  11. É isso mesmo Catarina!
    E esse cesto de legumes frescos fala por si só:)
    Um abraço,
    Manuela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada minha querida!
      Beijinho grande e boa semana para ti*

      Eliminar
  12. Gosto sempre de aqui passar!
    Eu não sou de extremos! Gosto de um bife :) Não digo que não como, eu como carne de vaca e porco poucas vezes, mas como! Acho que tudo em conta peso e medida faz bem! Mas claro que aceito todas as opções, até porque comidas vegetarianas são maioritariamente tão boas!!! :D
    Peixe como bastante e o peru e o frango também vão andando comigo :)
    O que como muito nos acompanhamentos são os legumes! Compro-os a uma senhora! Lá venho eu cheia de grelos, ou de alfaces!
    Cada vez mais as pessoas se preocupam, como dizes, e isso é bom! Pode ser que consigamos reduzir a obesidade infantil, e aumentar a esperança média de vida! Vejo tantas pessoas todos os dias que não se preocupam com nada e confesso que tenho pena!
    Um beijinho querida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida muito obrigada pelas tuas palavras, agradeço muito por passares por aqui e mais ainda por te sentires aqui bem.
      Tens razão felizmente as pessoas cada vez têm consciência da sua alimentação e preocupam-se com ela. Como digo em cima, as opções são muitas, cabe a cada um decidir o que é melhor para si.
      Eu só desejo mesmo que cada vez mais as pessoas se preocupem e sigam uma alimentação saudável para seu bem, vamos lá reduzir a obesidade infantil e aumentar a esperança média de vida:DDDD
      Beijinho enorme minha querida***

      Eliminar
  13. Olá querida
    De repente fiquei com inveja(da boa) deste cesto lindo, saudável e imaginei tanta coisa boa que pode sair dai.
    A minha maior preocupação com a alimentação começou quando a carolina nasceu, e tenho vindo a alterar bastante (dezembro não conta) e gosto tanto desta mudança, agora tenho de investir em alguns livros, aos poucos vou também mudando as coisinhas que compro para a dispensa., como não tenho não existe muita tentação, mas também não sou de extremos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida!
      Nem imaginas a quantidade de receitas que já saiu daqui. Ando numa fase que me apetece novas receitas, o curso veio entusiasmar-me, confesso.
      Fico muito feliz que com o nascimento da Carolina, tenha nascido também a preocupação com a alimentação. Estamos sempre a tempo de mudar, e tomar consciência é o primeiro passo. Agora tens de continuar, até porque é muito importante a alimentação que fazes para ela, pode ajudar muito no seu crescimento físico e emocional!!
      Beijinho enorme minha linda!

      Eliminar
  14. Adoro esse teu cesto :D :D
    Mais uma vez um post muito interessante :) Cada vez mais gosto deste tema da alimentação :) É sempre bom termos consciência e podermos melhorar o que comemos. Cada vez mais acredito no ditado: "Somos o que comemos" :) Não tenho dúvidas que há certos alimentos que comemos com alguma regularidade que despertam algo menos bom no nosso corpo, por isso à que estar atento :)
    Obrigado minha linda :)
    Beijinhos grandes :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida amiga muito obrigada pelas tuas palavras. Confesso que também adorei o meu cestinho, e ainda gostei mais das deliciosas refeições que ele me proporcionou.
      Esse velho ditado que mencionas tem tanto mas tanto de verdadeiro. O lado bom disto é mesmo o despertar que se tem feito sentido nas pessoas a respeito da alimentação. Que bom!!
      Beijinho enorme**

      Eliminar