8.2.16

O mundo vasto da alimentação!


Depois de uns dias ausente, aqui estou eu de volta. Por vezes estas pausas são necessárias. A vida chama-nos a atenção e pede-nos para abrandar. Há sempre lições a aprender, e quando elas surgem surge também a necessidade de parar, sentir, assimilar, aceitar, inspirar e expirar várias vezes e depois sim, seguir em frente. 
Como já disse aqui, estou a tirar um curso de alimentação vegetariana, que tem como princípio ver a nossa cozinha como uma farmácia. Só vos posso dizer que estou a adorar. E se alguma vez hesitei antes de me inscrever, pelo tempo que me ia tomar, só posso agradecer por ter decidido tirá-lo na mesma. Tenho aprendido tanta coisa, e não me refiro só às maravilhosas receitas mas também há enorme quantidade de informações, tão  preciosas. Embora a alimentação saudável sempre me tenha fascinado, agora vejo o quanto ainda era básica. O mundo da alimentação é de uma vastidão enorme. O importante não é se somos vegetarianos ou não (isso é uma opção de cada um) e sim termos uma alimentação o mais variada e nutritiva possível. Acreditem as possibilidades de o fazermos são imensas.
Tenho imensa vontade de partilhar as coisas que tenho aprendido mas sinceramente nem sei bem por onde começar. Mas há que começar por algum lado, se essa é a minha vontade. Então assim sendo, vou partilhar aqui uma  receita que a mim me fez as delícias do meu paladar. Espero que gostem.

Mousse de abacate e framboesa

Ingredientes:

* 1 tablete de cacau
*125 gr de framboesas
*1 pacote de creme de soja
*1 colher de sobremesa de agar-agar
*1 colher de sobremesa de açúcar mascavado escuro
*1 colher de sobremesa de geleia de agave
*1 abacate grande maduro

Modo de preparação:
 
Derreter o chocolate ao lume. Enquanto fazemos isso, diluímos o agar-agar em agua quente.
Quando o chocolate tiver derretido juntar o creme de soja, as framboesas, o abacate, o açúcar, a geleia de agave e triturar tudo. Depois juntar o agar-agar e voltar a triturar. Colocar o preparado em taças, decorar com framboesas e se quiserem folhas de menta. Levar ao frigorífico durante 1 hora ou mais se preferirem. (Se quiserem podem comer a folha de menta, na minha opinião a combinação é perfeita.)


With love, 
Catarina.

37 comentários:

  1. Olá Catarina, adoro chocolate, estas taças estão lindas, só pode ser deliciosa esta receita. Qual foi o agar-agar que utilizaste, em pó? Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana!
      Eu adorei esta receita, não é super doce, sente-se bastante o sabor do cacau, yumii muito bom na minha opinião. Olha o agar-agar a utilizar é em pó sim. A tablete também pode ser substituído por cacau em pó. Também resulta. Se depois meteres as mãos na massa diz-me o que achaste.
      Beijinho e bom feriado.

      Eliminar
    2. É só para dizer que já fiz esta receita, para um jantar de amigos (foram as cobaias), mas troquei a geleia de agave por mel, o abacate dá-lhe uma consistência ótima, até fiquei a pensar que talvez pudesse ter dispensado o agar-agar, mas ficou muito boa e todos gostaram, fã de chocolate, estou sempre atenta a receitas mais saudáveis que o incluam, beijinhos

      Eliminar
    3. Fico tao contente por teres gostado, tu e as tuas cobaias.
      Engraçado o teu comentário sobre o agar agar, aqui há uns dias fiz uma outra mousse destas, e coloquei apenas o abacate, o agave e o cacau. E não é que também resultou na perfeição!
      Beijinho querida*

      Eliminar
  2. Boa tarde minha princesa :)
    Parece me muito bem e comia agora uma tacita :D
    Bem apresentado e parece ser muito deliciosa ,a ver se consigo os ingredientes aqui .
    Proximo sabado tenho um jantar em casa de uns amigos e há duas pessoas com varias intolerâncias
    .... a ver se a Lulu consegue fazer
    Boa semana
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida!
      Sabes há muito que queria partilhar algumas das coisas que tenho aprendido mas não sabia bem por onde começar. Foi graças ao teu pedido que este post saíu. Eu tinha que começar por algum lado, certo???!! Obrigada por mais esta ajuda:)
      Espero que consigas encontrar todos os ingredientes, todos eles se vendem nos hiper mercados. Só uma coisinha, os mais gulosos não acham este doce muito doce, e se for o caso podes contornar isso, pondo mais açúcar ou agave. O melhor é provares antes de colocares nas taças. Se o fizeres gostava muito de saber a tua opinião!
      Beijinho enorme e continuação de uma boa semana.

      Eliminar
  3. Catarina, esta receita parece-me fabulosa!! Obrigado pela partilha!
    Gostei imenso do teu blogue, deixo-te aqui o link do meu, se o quiseres visitar
    Beijinhos
    http://carpediemtome.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu pelas tuas palavras e pela visita.
      Vou passar no teu cantinho, sim.
      Beijinhos*

      Eliminar
  4. Era mesmo essa a sobremesa preferia para hoje ...se souber tão bem como o aspecto era menina para comerias taças todas :)
    Bj grande minha querida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh minha querida obrigada pela tua visita e pelo teu sempre presente sentido de humor!!
      Vejo que temos aqui uma gulosa, ihihihi!! No caso de te apetecer fazer esta receita, o melhor é meteres mais açúcar ou agave!!!
      Beijinho enorme*

      Eliminar
  5. Olá minha linda, boa noite!
    A receita parece deliciosa, mas eu estou quase a desistir de fazer bolos, nem sempre me saem bem... depois como sou uma Gulosa, com G Grande, quanto menos doçaria fizer, melhor.
    Acho que vou comprar, se venderes!
    Beijinhos, obrigada pela deliciosa partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas olha que este para além de ser super rápido a fazer, pode-se comer sem culpas :))
      Não estou a pensar em vender para fora, ihihihih!!! Se bem que na vida nada se sabe :)
      Beijinho enorme minha linda, obrigada por estares por aqui!

      Eliminar
  6. Tudo que leva chocolate concordo, deve ser deliciosa, bjs amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei bastante da receita, fácil de fazer e deliciosa!
      Beijinhos querida**

      Eliminar
  7. Que delicia Catarina! Obrigada por partilhares esses ensinamentos... A receita parece ser divinal!
    Uma boa semana1
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh minha querida este tipo de ensinamentos fazem mais sentido de os partilharmos!!
      Esta receita para além de fácil confecção , é uma delícia e pode-se comer sem culpas!
      Beijinho enorme e boa semana!

      Eliminar
  8. Olá Catarina, apesar de ter vindo a melhorar a alimentação lá de casa, sinto que tenho essa limitação: a culinária pode ser vastíssima, mas eu, talvez pela inaptidão que tenho para a cozinha e a falta de gosto para a mesma, vejo-me completamente atrofiada. Um curso como esse que estás a fazer abriria-me os horizontes, com certeza, e tornaria menos pesada para mim a obrigação de inventar as refeições para a família. Quanto a receita, não acho que vá experimentar pois faço pouquíssimos doces, mas está com um aspeto super. Tive que googlar agar-agar! beijinhos Catarina!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida como já te disse anteriormente, nem todos temos os mesmos gostos e interesses, e se tu não tens mãos para a cozinha, tens mãos de fada para as bricolages, e combinas as cores como mais ninguém! Eu também não sou a pessoa com mais jeito para a cozinha, daí também a vontade e iniciativa de tirar este curso! Estou a adorar, como dizes e bem dá para alargar os horizontes e venho de lá taõ inspirada que só me apetece ir para a cozinha meter as mãos na massa:D
      Cursos como estes aí em Lisboa, não devem faltar, tens de informar!!!
      Beijinho enorme minha amiga!

      Eliminar
  9. Olá Catarina!
    Onde estás a tirar esse curso? No outro dia na "Prova Oral" da Antena 3 deu um programa que falava exactamente sobre ver a nossa cozinha com uma farmácia - o convidado era o Gabriel Mateus. Vai na volta é o mesmo curso :) Pelo sim pelo não, deixo aqui a partilha, se tiveres oportunidade de ouvir, é muito interessante - http://www.rtp.pt/play/p260/e223850/prova-oral
    Fico a aguardar mais receitas, ok? Também estou motivada a melhorar ainda mais a minha relação com a cozinha!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia!!
      Muito obrigada pelas tuas palavras e pela partilha que fizeste. Logo já a vou ouvir com toda a atenção.
      Eu estou a tirar este curso na escola de Yoga que frequento na Marinha Grande (cidade ao lado de Leiria), se não estou em erro, Gabriel Mateus foi quem deu formação à minha formadora. Tenho de confirmara com ela.
      Tenho ver se me organizo para partilhar mais do que tenho aprendido, e olha que não me refiro só às receitas. Vou tentar mesmo fazê-lo, este tipo de coisas fazem muito sentido que se partilhem.
      Beijinho enorme para ti***

      Eliminar
  10. Tenho uma receita muito parecida a essa , dos livros da Gabriela Oliveira , são receitas vegetarianas mas pode adaptar-se . é realmente boa essa mousse , e agora Catarina , fiquei cheia de vontade de um doce :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla!!!
      Há imensas receitas semelhantes a esta e ainda mais fáceis de fazer. Não conheço a Gabriela Oliveira, tenho de pesquisar sobre ela e sobre os seus livros. Obrigada por partilhares.
      Beijinhos grandes***

      Eliminar
  11. Já fiz umas tarteletes de mousse de abacate mas ainda não as publiquei!
    Achei uma boa alternativa, mas o meu abacate não estava maduro o suficiente! :p Terei que as repetir :)
    Acho que fizeste muito bem! É certo que há coisas que nos tiram tempo mas no fundo acaba por ser tempo ganho! E sais de lá super feliz :)
    Um beijinho!
    PS: Está deliciosa a tua mousse :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joaninha!
      Muito obrigada pelas tuas palavras minha querida. Tens toda a razão, ao tirar este curso eu posso estar a reduzir o meu tempo livre mas tudo o que estou a aprender acabam por me compensar e muito!
      Uhmm vou querer ver essa receita das tarteletes. Pelo que já me apercebi as receitas com abacates, ficam muito melhores se os abacates forem maduros!
      Beijinho enorme***

      Eliminar
  12. Acredito que os ingredientes não sejam tão fáceis de achar por aqui. Mas vou pesquisar, a receita parece deliciosa.

    Obrigada por compartilhar.
    Beijos
    Thaís Xavier

    ResponderEliminar
  13. Obrigada eu pela visita e pelas palavras.
    Espero que encontre os ingredientes, pois esta receita para além de deliciosa é super saudável.
    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  14. Baby, ontem escrevi-te aqui um comentário... Não recebeste???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É estranho. Tinha escrito no dia anterior. Lá aconteceu alguma coisa e não gravou.

      Eliminar
  15. Catarina, minha querida, continua! Quero aprender mais contigo! Somos o que comemos e grande parte das doenças deriva mesmo de alimentos processados... Estou a adorar esta receita, logo que possa, ponho em prática! Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Neuza!!
      Muito obrigada pela tuas palavras. Fico muito feliz que tenhas gostado da receita.
      Tenho de me organizar melhor e ver se faço aqui no blog algumas publicações com as dicas importantes que tenho aprendido.
      beijinho enorme***

      Eliminar
  16. Mas que bom aspeto minha linda :) Quero uma s.f.f. :D
    Mas agora também quero aí umas traduções ;D ;D
    O que é o agar-agar? E a geleia de agave? Onde se pode encontrar esses produtos? Sou muito curiosa :D Quem sabe um dia destes experimento :)
    Fica bem Catarina :) Beijinhos grandes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandrinha!!
      O meu paladar confirma que não é só o aspecto que estava delicioso :D
      Vou tentar fazer as traduções então. Antes de mais tanto o agar-agar como a geleia de agave se encontram à venda no super mercado. Aliás no Aldi existe uma geleia de agave biológica de excelente qualidade e preço. a geleia de agave é um adoçante, de aspeto muito semelhante ao mel, aliás é uma alternativa vegan ao mel, tem um baixo indicie glicémio e é muito rico em frutose. O agar-agar serve para substutuir a gelatina , dilui-se sempre em água quente, e faz tal e qual o mesmo efeito das folhas de gelatina nas sobremesas. Utilizo em casa há muito pouco tempo e e confesso que ainda não sei muito sobre ele. mas com certeza que se pesquisares aqui na net , informação não te vai faltar. Ainda assim espero ter ajudado alguma coisa.
      Beijinho enorme e qualquer coisa já sabes, estamios à distância de um email!

      Eliminar
    2. Obrigado minha linda, entretanto andei a pesquisar para me esclarecer e realmente encontrei as "traduções" de que falas :)
      És uma querida, sempre presente :) Beijinhos e obrigado :)

      Eliminar
    3. Oh minha linda, obrigada!! Tu és sempre tão carinhosa comigo!!
      Beijinhos

      Eliminar
  17. Com muito bom aspecto :) A minha duvida, sempre a mesma duvida, com a soja. Tenho sempre medo, li algures que pode alterar os valores da tiroide, fico sempre de pé atrás. Por acaso podes fazer algum esclarecimento num próximo post ? : Era mesmo bom. :)
    beijinho Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miss B!!
      Muito obrigada pela visita e pelo teu cometário.
      Sem promessas, vou tentar informar-me melhor para te poder ajudar. Se o conseguir fazer será um prazer :D
      Beijinho enorme*

      Eliminar