9.3.17

La bella Roma.

A primeira semana das nossas férias de 2017  já foi gozada. Fomos até Roma no passado mês. E fomos tão felizes por lá.

Roma é uma cidade muito bonita, em cada canto somos surpreendidos, é monumentos em todas as esquinas, é história por todo o lado. Para descrever melhor, tudo o que consigo dizer, é que esta cidade é  um verdadeiro museu ao céu aberto.

Quando marquei estas férias pensei logo que apanharia muito frio e talvez até chuva, ainda assim não quis saber e marquei na mesma. Afinal  para ser feliz basta fazer por isso, e não é o tempo que nos vai condicionar quando temos muita vontade.
Claro que isto é tudo muito bonito, mas se tivéssemos apanhado chuvas torrenciais o meu discurso seria outro. Mas não foi isso que aconteceu, apanhámos dias de sol fantásticos, temperaturas muito agradáveis, perfeito para quem quer conhecer uma cidade.

Visitámos o Coliseu, o Panteão, o Altar da Pátrea, a Praça de Espanha, os Museus do Vaticano, a deslumbrante Capela Sistina, o Capitóleo, Castelo S. Ângelo, os Foruns Imeriais, a Fonte de Trevi, e com muita pena minha a Basílica de São Pedro só vimos por fora (não comprámos os bilhetes com antecedência e a fila era enorme),  perdi a conta às igrejas que vimos (diga-se, cada uma mais bonita que outra), vimos jardins muito bonitos, mercados maravilhosos, e tantas outras coisas! Fartámos-nos de palmilhar  por aquela cidade, foi de uma ponta à outra.

Adorei as cores daquela cidade, ao entardecer então é uma coisa fantástica, aquelas cores em tons terra ficarão para sempre na minha memória.

Não morri de amores pela alimentação deles, bem uma coisa é certa, opções vegetarianas, vegan, sem glutén e afins não faltam. Ainda assim agradeço bastante por ter andado tanto a pé se não teria vindo lá a rebolar, com tanta pizza, tanta pasta e doces que comi. Sim portei-me um bocadinho mal, mas vamos lá, nada de culpas.

Houve uma coisa que gostei mesmo muito, eles têm a hora do aperitivo, que é entre as 18 e as 20h. Em quase todos os cafés, snack-bares e restaurantes servem a sua famosa Sptriz (uma bebida alcoólica)  ou outras bebidas acompanhada de aperitivos. No final só pagamos as bebidas.

Gostei também muito do povo italiano, na minha opinião muito simpáticos, muito comunicativos, e gesticulam que é uma coisa impressionante. Mas uma coisa é certa eles comunicam muito sim, mas na língua deles. Nada de se esforçarem a falar outros idiomas, como nós os portugueses!

Confesso, não tinha grande expectativas em relação a este destino, ainda assim foram completamente superadas. Adorei! E só não digo que quero voltar, pois há outros destinos nos meus planos!

Viajar é mudar a roupa da alma.

With love,

Catarina.

1. Belas férias.
    Pelas fotos que tenho visto, era um País que gostava muito de ir, por tudo o que escrevestes e por a história em si.
    As fotos falam por si, estão muito giras, obrigada por partilhares estes recantos.
    Bj

1. Eu é que te agradeço pelas tuas palavras.
      Roma é uma linda cidade. Um óptimo destino com toda a certeza.
      Beijinho e boa semana querida.

Eliminar
  2. Apaixonada por Roma, confesso-me.

O Coliseu (com uma lágrima de emoção); o Arco de Constantino; o Fórum; a Piazza Venezia; os gatos pelo caminho; a Fontana de Trevi (e atirar uma moeda, de costas, acertar na Fontana e pedir sempre o mesmo desejo: Regressar um dia!); o Panteão... o Panteão... ai, o Panteão... (com aquela entrada de luz mágica!); 1, 2, 3... mille... gelados; a Piazza Navona; a Ponte de Sant' Angelo + o Castelo; a Praça de São Pedro... a Praça de São Pedro... (também à noite, vigiada por carabinieri...); toda a Basílica de São Pedro (com a Pietá... e a sensação única de subir à cúpula, por entre 2 paredes cada vez mais curvas/ inclinadas e a estreitar o espaço entre elas? - fabuloso!); o Museu do Vaticano (com umas escadarias excepcionais); a Capela Sistina...; a Coluna de Trajano... cada rua, cada praça, cada esquina... TUDO, com muita emoção!

Tão bom reviver agora, aqui, um pouco da "minha" Roma... 💕

Há poucas coisas (entre pessoas, lugares...) que digo logo AMO e Roma é uma delas. E sempre digo: preciso lá voltar! ;)

Grazie, baci mille!

1. Fico feliz de ter trazido boas recordações com estas imagens e com as minhas palavras.
      Roma é sem dúvida uma cidade encantadora. E vai ficar para sempre no meu coração.
      Beijinho enorme e boa semana querida.

Eliminar
  3. Spritz!!!! Fui tão feliz com spritz e as batatas ou azeitonas ou pão! Aiii doce vida!
    Como te disse não morri de amores por Roma, acho que Itália tem cidades mais autênticas, mas hei-de voltar! :)

Beijinhos**

1. Eu gostei imenso, mais até do que estava à espera. Mas acredito plenamente que Itália tenha cidades bem mais bonitas. Quem sabe um dia não vá visitar outras, vontade não me falta.
      E assim como tu fui tão feliz com sptriz 😁.
      Beijinho enorme minha querida e doce Mariana.

Eliminar
  4. Ai que já fiquei com saudades...

"comunicam muito sim, mas na língua deles. Nada de se esforçarem a falar outros idiomas, como nós os portugueses!"
    achei o mesmo, até no hotel não faziam o minimo esforço para falar em inglês, quanto mais em português.

1. Ihihih como eu te compreendo. Eu só de falar fico logo com saudades.
      Nos os portugueses esforçamos- nos sempre para falar outros idiomas. Somos uns queridos 😁.

5. Ainda bem que gostou!
    Olhares lindos ... Bj

1. Obrigada Gracinha.
      Gostei mesmo e muito.

Eliminar
  6. Roma é uma das minhas cidades favoritas =) É tão linda que é quase impossível transmitir tanta beleza.

1. Olá tulipa.
      Muito obrigada pela visita e pelas palavras.
      E concordo Roma é uma cidade linda. Eu adorei.

Eliminar
  7. Maravilhosas imagens e viajar é sempre bom :)) Ainda bem que se divertiram e gostaram :)
    Quanto a esforçarem-se para falarem outros idiomas é em todo o lado , acho que nós portugueses é que temos a mania de aprender sempre um pouco para onde vamos , mas não é reciproco ... infelizmente . Aqui em Portugal vez menús de restaurantes em vários idiomas , mas noutros lados é só na sua lingua , nem se quer em inglês ...

Beijinhos

1. Obrigada Carlinha.
      Gostamos mesmo muito e aproveitamos cada segundo.
      Viajar é tão bom. Todos o deviam poder fazer.
      O povo português é realmente incrível. Tenho.muito orgulho em ser portuguesa.
      Beijinho enorme e boa semana minha querida.

8. Bom dia Catarina :)
    Mais uma memoria feliz de uma viagem a dois.
    Belas imagens, que cidade interessante.
    O mundo é muito grande e há tanto lugar bonito, é bom ir e muito bom voltar.
    É a sensação que tenho sempre
    Tem uma boa semana
    bjs
    Lulu

1. Minha querida tens toda a razão o mundo é enorme e há tanto para ver é conhecer.
      Viajar é maravilhoso e devia ser obrigatório fazê- lo.
      Roma é uma cidade fantástica e ficará para sempre no.meu coração.
      Beijinho enorme querida, tem uma boa semana.

Eliminar
  9. Olá Catarina, já fui a Roma mas não conheço a cidade como gostaria. Fui sempre poucos dias e Roma precisa de tempo, muito tempo para se desfrutar não só dos museus como das esplanadas , das ruas...de tudo. Descreveste muito bem a vossa viagem. Já reparaste que Roma ao contrário, lê-se amor? então, cidade para pessoas apaixonadas...pelo outro, pela vida, pelas artes, pelo passado, pela comida, pelas ruas, pelos italianos, pela língua, pelas mãos que falam! Beijinho, Catarina, boa semana. Adoro a foto em que apareces!

1. Olá minha querida!
      Não sei muito bem como, mas o teu comentário só me apareceu ontem.. E por isso não te respondi!
      Que engraçado nunca tinha reparado que Roma ao contrário se lia amor, que curioso!!! Bem, tenho que admitir que adorei! Enquadra-se perfeitamente no cenário que vivi naqueles dias!! Até porque Roma é uma cidade encantadora e muito romântica na minha opinião!
      Se tiveres oportunidade vai lá com tempo, para conheceres melhor a cidade e disfrutares dela claro! Acreditas que fuia aum restaurante aonde me lembrei de ti??!!Tinha uma decoração fantástica, aonde misturavam as cores e os padrões de uma forma incrível. Não me lembro do nome, mas tenho de ver nas minhas fotos se tirei foto, caso o tenha feito vou-te enviar!
      Obrigada pelas tuas palavras, pensei tanto em pôr ou não a foto aonde apareço. Como sabes para já prefiro manter a minha privacidade. Mas como não se vê bem a minha "fronha" lá resolvi põr!! (ihihihi)
      Beijinho enorme***

Eliminar
  10. Parece-me uma cidade linda ;)
    Um próximo destino talvez... não sei quando, mas está nos nossos planos ;)
    Se tínhamos algumas dúvidas, com as fotos que vi, deixamos de ter :D :D
    Mais um belo relato, mas uma bela descrição das boas recordações :)
    Obrigada minha linda, obrigada por mais uma partilha bonita :)
    Beijinhos grandes e boa continuação :)

1. Oh obrigada Sandrinha minha querida!
      Roma é uma cidade mesmo bonita, se tiveres oportunidade vai sim, que vais gostar muito!
      Beijinho enorme e continuação de boa semana!

Eliminar
  11. Eu sabia que ias adorar!
    Roma é uma cidade encantadora, como dizes um museu a céu aberto!
    Tudo é bonito, tudo encanta!
    Nas férias não há preocupações com as comidas :) É bom provar o que há nos outros sítios! É certo que por lá a alimentação não é de todo saudável, mas é saborosa :)
    Os gelados... hmmm :D
    Viajar é tãããão bom :)
    Um grande beijinho querida

1. Joaninha minha flor tens razão em tudo o que dizes!!
      Viajar não só é bom como é maravilhoso, todos deviam poder fazê-lo!
      Beijinho grande grande e continuação de boa semana!

Eliminar
  12. Olá Catarina, que passeio maravilhoso, adoro palmilhar assim pelas cidades da Europa, mas por acaso nunca fui a Itália, mas vale bem a pena, ainda bem que usufruíste e o tempo ajudou, beijinho grande

1. Olá Ana!
      Muito obrigada pelas tuas palavras.
      Beijinho grande grande e continuação de uma boa semana!

Eliminar
  13. Querida Catarina, Roma é uam das cidades que está na minha lista de viagens a fazer. Tenho uma paixão por Itália (que até me fez começar a aprender italiano) e, por isso, sei que muito em breve tenho de lá ir. Fiquei ainda com mais vontade depois de ver estas tuas fotografias.
    Um grande beijinho blogoesférico!

1. Olá Joana minha querida!
      Itália é um país que sempre me fascinou. O dialecto então enm se fala, sempre adorei! Não resisto a ouvi_los falar! Adoro mesmo!
      Gostei muito de conhecer Roma, como mencionei superou as minhas expectativas. Mas há outras cidades que eu adorava conhecer também!!!
      Quando fores a Roma, quero saber a tua opinião acerca da cidade.
      beijinho enorme e boa semana!

Eliminar
  14. Adorava conhecer Roma. As fotos estão muito giras!

1. Olá Marta!
      Muito obrigada pela visita aqui ao meu cantinho e pelas tuas palavras!
      Beijinhos e boa semana!

Eliminar
  15. Nunca foi a Itália, mas roma é daqueles destinos europeus obrigatórios! Quero muito ir, e então depois de ver este post quero ainda mais!!

1. Olá Inês!
      Muito obrigada pela visita e pelas tuas palavras!
      Com toda a certeza que Roma é um excelente destino, se tiveres oportunidade vai sim!
      Beijinhos e boa semana!

Eliminar
  16. Ai, que vontade desenfreada de ir a Itália que agora deu. O Coliseu deve ser só uma visão soberba, tanto por dentro como por fora. É um país lindo e com uma expressão cultural riquíssima❤
    E quanto à comida, opá, adoroooo pizza e massas, o meu estômago bate palminhas 8D

Beijinho, Catarina, e desejo-te também uma boa semana ^_^

1. Como eu te compreendo minha querida, eu cada vez que vejo as fotos fico logo cheia de vontade de voltar! Roma é uma cidade fantástica!
      Eu também gosto muito de pizzas e massas, mas sem abusar, pois ao contrário do teu estômago o meu reclama :D
      Beijinho grande grande minha linda

Eliminar
  17. Que bonito, também quero! (e não apenas pela pizza) :)

1. Olá Joana!
      Roma é uma cidade mesmo muito bonita, se tiveres oportunidade vai sim!!

18. Ando a ler um livro que tem algumas passagens em Roma
    Obrigada pela tua partilha.
    Beijinhos
    Pinta

1. Olha que engraçado, e que tal esse livro? Qual é?
      Beijinho enorme minha querida*

Eliminar
  19. Roma é uma cidade linda, maravilhosa!
    Belo passeio :)
    Bonitas fotos!!
    beijos

1. Olá!
      Muito obrigada pelas tuas palavras e por estares aqui no meu cantinho!
      Roma é uma cidade fantástica mesmo.

Eliminar
  20. Viajar faz tão bem à alma:)
    Beijinho Catarina!

1. Faz mesmooo! Todos deveriam ter oportunidade de o fazer!

Eliminar
  21. Uau! Adorei a tua descrição! Que bom é viajar e trazer a alma renovada de esperança!
    Beijinhos Grandes

1. Mesmoooooooo!!!!
      Obrigada pelo teu carinho, gosto muito de ti!!!
      Beijinho grande grande

Eliminar
  22. Ainda não estive em Roma mas fiquei encantada pela tua descrição e fotografias!

1. Olá Cat!
      Muito obrigada pela tua visita aqui ao meu cantinho!
      Se já gostastes das fotografias tenho a certeza que ao vivo irias gostar ainda mais!
      Beijinho0 grandeee*

Eliminar
  23. Oh minha querida Catarina! Viajei também! Não só contigo, através deste post, mas no tempo, aquando da minha primeira viagem para fora do país e que foi precisamente a Itália. Fui sozinha ter com uma correspondente, que já tinha vindo cá a Portugal ficar comigo também. Adorei Itália! De facto, os italianos são muito comunicativos e as cidades são monumentos autênticos. Não fui a Roma, mas visitei Milão, Pádua, Veneza e um lago. Muito bonito, foi uma viagem que me marcou grandemente e que ficou no meu coração para sempre. E por isso me emocionei também com esta tua viagem :)

24. Oh minha querida fico tão feliz de saber que ao ler as minhas palavras e a ver as minhas fotos o teu coração e o teu pensamento se encheram de boas recordações. Que bom!!
    Itália é um país com muito para para ver. Nós só fomos a Roma, mas ainda há outras cidades que quero visitar.
    Que bom que tiveste oportunidade de conhecer várias. E pelo que me contas foi uma viagem maravilhosa.
    Beijinho enorme doce Margarida.