9.4.14

Organizão * Tempo * Saudades


Ultimamente tenho lido bastante sobre a organização/gestão do tempo. A verdade é que toda essa leitura me tem feito muito bem, em vários campos. E chego há conclusão que posso ter mais tempo se o gerir melhor. Normalmente tirando o domingo, que não trabalho, tenho mais um dia livre por semana, que costuma ser rotativo. Há uns tempos atrás comecei a aborrecer-me com o facto de passar esse dia a fazer tarefas domésticas, e chegar ao final do dia cansada e com a sensação de que não o tinha aproveitado como devia. E foi aí que comecei a procurar mais leitura sobre a gestão do nosso tempo. Aprendi imenso, apercebi-me de que podia mudar alguns hábitos que me iam permitir usufruir mais do meu tempo. Comecei por distribuir tarefas pelos vários dias da semana, se fizer um bocadinho todos os dias, não acumulo tanta coisa para fazer. Por exemplo vejo que o pó da sala precisa de ser limpo, não espero pela minha folga, agarro no pano e limpo logo,  deixei de acumular roupa para passar,  se tenho uma máquina de roupa para passar, passo-a e arrumo-a logo... Mas isto são alguns exemplos, como estes há muitos mais. O objectivo é ir fazendo e não deixar para amanhã o que posso fazer hoje.
Não quer dizer com isto, que quando estou de folga que não tenho nada para fazer, (uma casa tem sempre algo para fazer, principalmente quando se tem horta e jardim). Há algumas tarefas que só posso mesmo fazer nestes dias, mas como vou adiantando as coisas ao longo dos outros dias, nestes ainda sobra tempo para mim, para fazer coisas que eu gosto. E isso é tão bom! Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades e nós sempre a aprender.




Hoje  foi dia de folga, as tarefas domésticas foram feitas, mas o começo do dia foi com uma longa caminhada junto à praia , no final ainda apanhei umas flores para trazer a minha casa. Adoro estas flores, aqui na zona aonde moro existem imensas ao pé da praia. Desta vez trouxe algumas para casa com raiz e tudo, já estão num vazo lá fora, vamos ver se as saudades se vão aguentar. Sim, estas lindas flores chamam-se saudades. 
E é engraçado não podiam estar mais de acordo com o sentimento que neste momento está a ocupar o meu coração!

14 comentários:

  1. Eu também funciono assim, de modo a não acumular, nem sujidade, nem tarefas! É mesma uma boa opção!

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Lassalete, para além de nos facilitar a vida, torna-a muito melhor!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Tão giras :)
    Estamos sempre aprender não é? Tem dias mais complicados, mas acredito que o querer é poder ;)
    Espero que as saudades na jarra durem muito e as tuas que entretanto as possas "matar" ;)
    Beijinhos Catarina, fica bem :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, giras e tão simples.
      Tens razão Claudia, estamos sempre a aprender, e isso é muito positivo.
      A vida tem dias melhores e outros piores é verdade. Mas pensamento positivo é muito importante.
      Quanto ás minhas saudades no sábado já lhes trato da saúde, quanto às da jarra espero que durem bem mais tempo.
      Obrigado pelas tuas palavras querida.
      Beijinho grande

      Eliminar
  3. Então e que tipo de saudades, são essas! Esse modus operandi, parece-me muito bem, mas com as costuras acabo por me dispersar! :S
    Na minha rua anadava roubar flores ao jardim, os velhotes da janela madavam vir comigo heheh tive que deixar de apanhar, e olha que até apanhava aquelas que já estavam mais murchitas...

    bjinhos esse passeio pela praia inspirou-me...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sao as tão portuguesas saudades, saudades essas que no sábado já terão fim!
      Imagino que as costuras te consumam muito tempo e por isso te dispersas mas acredita que tudo é uma questão de sabermos gerir o nosso tempo. Como se costuma dizer, com esforço e dedicação tudo se consegue.
      Quanto as flores, a natureza oferece-nos uma imensidão delas, se passeares junto à praia ou na floresta consegues sempre apanhar algumas, e aí não há vizinho que reclame :D

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Catarina
    Pois este post tem a ver muito comigo ,gosto muito de organização ,Podias muito bem partilhar algumas dessas dicas de gerir bem o meu tempo .
    Como dizem e bem verdade " Não custa viver ,custa é saber viver "
    Essa linda cozinha branca ,com uma jarra cheia de flores fizeste me sorrir .
    Lindas essas saudades ,desconhecia as flores e o nome delas ,o que se aprende por aqui ;)
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lulu,

      tens toda a razão, não custa viver, custa é saber viver.
      Já vi que temos mais uma coisa em comum. Também gosto muito de organização, simplifica e torna a minha vida muito melhor. Logo que tenha oportunidade faço um post com a dica de alguns dos blogues que te podem ajudar nessa área.
      Pintar a cozinha de branco foi o melhor que eu podia ter feito, adoro. Transmite-me paz e serenidade e faz sentir ainda melhor lá! E as flores combinam tão bem com a minha cozinha, aliás as flores, sejam elas quais forem combinam com qualquer divisão da casa.
      Fico feliz por saber que te fiz sorrir e que possas aprender algo por aqui.
      Beijinho enorme!

      Eliminar
  5. a organização do tempo é muito difícil para mim. de facto, com o que aqui fica dito, é mais fácil pensar primeiro em distribuir as tarefas para não acumular. bom dia, e que as flores apesar do nome, apazigúem aquilo que sugerem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero então ter ajudado de alguma maneira.
      Obrigada pelas tuas palavras;)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Eu estou mesmo a precisar dessas dicas,neste momento sinto que não tenho tempo para nada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia destes faço um post com indicação de alguns blogues que me ajudam muito nesta àrea!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Olá Catarina, o trabalho de casa é estafante pois assim que acabamos, começa tudo novamente. Felizmente tenho uma ajudante que vem 3 vezes por semana. Por minha conta ( e do marido) fica só a comida. Mas como nesse quesito sou zero, é tudo do mais simples. Mas garanto-te: ao sábado e ao domingo, saio sempre cedo de casa e vou ou correr ou à natação. Porque já sei que se fico em casa, embrenho-me nas tarefas domésticas e o dia parece inútil, como dizes. Pelo menos saio cedo, e quando volto já tenho bastantes kms nas pernas e endorfinas no corpo que me fazem olhar tudo com mais otimismo. As fotos estão bonitas, com essa "jarra" de flores tão simples mas que enche os olhos. Bjs!!!

    ResponderEliminar
  8. Sim Val tens toda a razão, o trabalho de casa é mesmo estafante. E parece não ter fim. Aqui em casa por enquanto somos só dois, mas ainda assim a casa não é pequena, e temos quintal e jardim. Para já a vida não nos permite ter uma ajudante por isso temos de ser nós a fazer as coisas. Dividimos a tarefas e vamo-nos entendendo assim. De qualquer das formas senti necessidade de me organizar melhor e gerir melhor o tempo. Pois é importante ter a casa limpa e organizada mas ainda é mais importante viver! Mas acredito que com esforço e dedicação tudo se consegue.
    Admiro te pela tua força e dedicação, e axo que fazes MUITO bem em fazer desporto, é muito importante para nós a todos os níveis. E a verdade é que quando o fazemos, ficamos com muito mais disposiçao para fazer muito mais coisas.
    Fico feliz por teres gostado das minhas fotos, e da jarra que é nada mais , nada menos que uma garrafa antiga que estava perdida no sotão da casa dos meus pais. E eu não resisti a trazê-la comigo.
    Obrigada mais uma vez pelas tuas palavras, é sempre um prazer ler-te.

    Beijinho enorme e bom fim de semana.

    ResponderEliminar