13.2.15

Rotina matinal



Já há algum  tempo que ando para vos falar da minha rotina matinal. E hoje é o dia!
Como diz o ditado e bem, "é de manhã que se começa o dia". E as minhas manhãs de há uns meses para cá mudaram muito. Já lá vai o tempo em que dormir até tarde ou até não poder mais, faz parte dos meus prazeres. Gosto de me levantar cedo, para além de aproveitar muito mais o dia a disposição é outra, bem melhor por sinal.
Ainda assim nos últimos meses tenho-me levantado mais cedo do que era habitual. Apercebi-me que levantar-me da minha maravilhosa e confortável cama custa sempre, seja ás 7h, às 10h ou a qual outra hora. Então o que decidi foi começar a levantar-me quase sempre à mesma hora. Custou-me um pouco as primeiras vezes mas acabei por me habituar e agora faço-o sem qualquer problema.
A hora de levantar é sempre entre as 7h e as 7h 15m. Tendo em conta que a minha hora de entrada no trabalho é as 9h 30m ou às 10h 30m, restam-me cerca de 2 horas  ou 3 horas. (Visto que os restante 20 minuos servem para me deslocar até ao trabalho.) Tempo mais que suficiente para fazer uma série de coisas.
Tenho tempo de fazer a minha higiene pessoal, arranjar-me, fazer algumas tarefas domésticas, preparar os lanches e o pequeno almoço, e ainda poder namorá-lo como eu tanto gosto enquanto organizo a minha agenda, outras vezes leio, escrevo um pouco, ou simplesmente deixo-me estar apenas... Eu e os meus botões! Depende das tarefas que tenho para fazer. E é incrível como me tem ajudado na minha batalha de gerir melhor o meu tempo. Aliás isto foi uma das decisões que eu tomei para me ajudar a travar essa batalha. E sinto-me muito grata por a ter levado avante.
Para muitos isto pode não fazer nenhum sentido, mas para mim faz imenso sentido e desde que o faço sinto-me muito melhor comigo mesma. E isso sim é que importa.

"Porque eu sou do tamanho daquilo que sinto, que vejo e que faço, não do tamanho que as pessoas me enxergam."
With love,
Catarina.


26 comentários:

  1. Também gosto de me levantar cedo e muito mais de...deitar cedo!!!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bons hábitos então :)
      Beijinhos e bom domingo.

      Eliminar
  2. Por aqui também nos costumamos levantar por volta das 7h15, mas custa sempre tanto...
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou da opinião que custa a qualquer hora, porque nos encontramos confortáveis. Mas depois de se tornar um hábito é mais fácil:)
      Beijinhos e bom domingo.

      Eliminar
  3. No tempo mais quente gosto de me levantar cedo, de inverno custa-me mais mas tento fazê-lo porque aproveito muito mais o dia e faço muito mais tarefas. Continua assim. Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo tal e qual com o que dizes!
      Vou tentar continuar com este ritmo, é sem dúvida muito produtivo!
      Beijinhos e bom domingo.

      Eliminar
  4. Está no caminho certo Catarina! Bom Domingo, e fiquei contente por sabê-la apreciadora de Carlos Drummond de Andrade:)
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Manuela!
      Sou mesmo muito apreciadora deste senhor:)
      Beijinhos e um bom domingo.

      Eliminar
  5. Olá minha querida Catarina! Espero que tenhas tido um bom fim-de-semana :)
    Gosto de saber que não sou a única a fazer mudanças nas rotinas diárias, que fazem toda a diferença na nossa vida. Eu adoro levantar cedo...seja verão seja inverno para mim acordar é às 6h, mas penso que no inverno continua a ser fácil levantar cedo porque as casas em França estão sempre quentinhas :) Então não tenho desculpas!
    Beijinhos e uma boa semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida!
      O fim de semana está a ser muito bom, sim porque só regresso ao trabalho na quarta :)
      Não estás sozinha na mudança de rotina diária, e é verdade esta mudança está a ter um efeito fantástico na minha vida e acredito que na tua também. E coisas boas atraem coisas boas e isso é o que se quer!
      Estamos juntas então neste desafio, e visto que a minha casa é como as casas francesas também não tenho desculpa. Se bem que ao domingo estabeleci uma regra: não há despertador. Mas como o horário de levantar de segunda a sábado é sempre o mesmo, o corpo habitua-se e depois ao domingo a hora de levantar não se altera muito. O que não é problema nenhum pois ao levantar mais cedo proporciona nos mais chances de ter um dia mais comprido e de ser mais feliz:)
      Beijinho enorme para ti

      Eliminar
  6. Também gosto de me levantar cedo, visto trabalhar ao fim de semana também, não me resta senão levantar cedo :D :D
    Ao fim de semana, como o trabalho é outro, tenho sempre meia a hora para aproveitar na caminha, tem de ser... visto não me deitar muito cedo e levantar durante a semana às 6:30h, ao fim de semana às 7h. Com a diferença que à semana faço muita coisa, sempre a correr, e ao fim de semana é levantar e preparar para sair de casa.
    Mas tenho é de abrandar à semana, e aproveitar que me levanto cedo para descontrair também ;)
    Beijinhos e continua assim ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Sandra imagino que trabalhar todos os dias não seja fácil, pois o descanso também é preciso. Só através dele conseguimos carregar as nossas baterias. Eu para além do domingo tenho sempre outra folga semanal, mas tirando o domingo a hora de levantar é sempre a mesma. E o corpo humano é um fácil e habitua-se a tudo:D
      Vê se tiras umas horinhas para ti minha linda, o descanso é muito importante!
      Beijinho enorme minha amiga, tem uma boa semana.

      Eliminar
    2. Obrigado minha querida :)
      Eu tenho "folga" ao domingo à tarde, e é nessa tarde que tentamos descansar / descontrair :)
      Em relação ao levantar cedo, também acho, o que custa é levantar, mas depois de estar cá fora, é sempre andar :) Estou a tentar... ;)
      Beijinhos grandes e boa semana para ti também :)

      Eliminar
    3. O importante é a nossa determinação minha querida.
      Acabei de te enviar um email:)
      Beijinho enorme para ti!

      Eliminar
  7. Catarina, tal como tu, adoro as coisas simples que o dia a dia nos oferece... adoro levantar cedo, e gosto muito também de me deitar cedo. Só que nem sempre consigo, nos dias da semana se me deitar cedo, não sobra tempo nenhum para as artes ou para a leitura, por isso só perto da meia noite é que me deito e levanto-me sempre às 7h. Para mim o ótimo é deitar às 10:30 h ou 11:00 h e levantar às 7h. O dia rende e eu ando bem disposta!
    Beijinho grande, querida!

    ResponderEliminar
  8. Estou a ver que somos muitas a gostar de levantar cedinho:) O dia fica mais comprido e a disposição é maior sem qualquer dúvida. Bons hábitos que nos fazem tão bem! É o que se quer:)
    Beijinho enorme minha querida

    ResponderEliminar
  9. Olá Catarina, francamente também já não me lembro da última vez que dormi até às tantas....Deve ter sido num dia seguinte a alguma festa de arromba ou farra, já não tenho memória disso. Acordo inverno ou verão às 7h, sem despertador, até porque não fecho os estores, portanto exceto no inverno, a luz desperta-me. Só não tenho é tempo nenhum para estar, pois entro às 10h, mas das 7 às 10h é imperativo eu ir à ginástica com tudo o que envolve: banho, cabelo, maquilhagem, 1º e 2º pequeno almoço! 3 horas é à pele! bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida Val!
      Vejo que somos muitas a levantar cedinho e claro cada uma com a sua rotina e as suas prioridades. O importante é sentirmo nos bem, e eu estou a adorar os resultados de me levantar sempre à mesma hora.
      Mas claro um dia não são dias, e este ano fui para a folia do carnaval e isso alterou logo a minha rotina. Mas valeu a pena:)
      Beijinho enorme para ti!

      Eliminar
  10. E fazes muito bem. Ficar a dormir até às 15h00 é uma perda de tempo tremenda. Por sorte, fui educada a acordar e sair da cama sempre muito cedo. 07h da manhã para mim é normal. E desde que tenho o Lucas, há dias que estou a pé às 6 horas da manhã e na maior das boas disposições, e o puto também. Os dias até sabem melhor. Claro que dormir é importante para a nossa saúde. Mas se acordamos cedo e precisamos de ir para a cama mais cedo, vamos. Prefiro aproveitar o dia logo de manhã do que deixar as coisas para fazer mais tarde :)
    Olha, diz-me uma coisa. Em relação à receita da sopa que ficou prometida, podes comer couve flor e pimentos amarelos? Estava a pensar numa de abóbora e castanha e cogumelos, mas depois fiz esta de couve flor e ficou uma delícia. Até há uma foto no meu Instagram, mas pelo sabor, merece posto no blog ;)
    Depois diz qualquer coisa.
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    http://instagram.com/annabelle_madeira/

    ResponderEliminar
  11. Olá minha querida.
    Eu gosto de me levantar cedo e não o vejo como uma obrigação, o que alterei foi a hora de o fazer, e decidi que o devia fazer sempre à mesma hora. E estou a adorar os resultados, os dias rendem- me muito mais e a disposição é bem maior. Como diz e bem o ditado, "deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer". Claro que com filhotes o ditado nem sempre se aplica, ihihihi!!!
    E quanto a sopinha minha querida, posso comer couve flor sim, pimentos também embora não deva abusar, Mas venha daí essa receita que parece me muito bem! Vou espreitar já o instagram:) Já sou seguidora e fã :)
    Muito obrigada por toda a atebção e carinho.
    Beijinho enorme

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina, bom dia!
      Óptimo. Depois coloco a receita no blog. Vais gostar porque é uma sopa que fica super saborosa e é muito fácil e rápida de fazer. E tem pimentos, mas muito pouco, por isso, acho que não vai haver problema para ti.
      Tens conta no Instagram? Para eu poder seguir também ;)
      Beijinho grande.
      http://instagram.com/annabelle_madeira/

      Eliminar
  12. Minha querida vou ficar á espera da tua receita, e claro depois vou contar a minha experiencia:)
    Já me identifiquei no insta!!!
    Beijinho enorme para ti e para o teu lindo Lucas;)

    ResponderEliminar
  13. Essa é uma das mudanças que estou tentar implementar este ano, não tenho por habito levantar sempre a mesma hora.
    Trabalhar por turnos não ajuda em nada, principalmente com as noites.
    O ideal seria levantar-me sempre as 6h e deitar-me por volta das 22 horas, mas na maior parte das vezes isso não acontece, consigo que nos deitemos cedo , mas eu levantar cedo ainda não estou a conseguir.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Minha querida imagino que trabalhando por turnos seja mesmo mais complicado implementar essa rotina. E admiro te por o quereres fazer. Sou da opinião que a força e a determinação que temos nos ajuda em todos os sentidos, o problema é que muitas vezes não nos achamos suficientemente capazes e duvidamos de nós mesmos. Estou a torcer para que consigas imlementar na tua vida as mudanças que queres ver nela:)
    Beijinho enorme.

    ResponderEliminar
  15. Tal como tu os meus tempos de "dormir até chegar com o dedo" como dizia a minha avozinha já lá vão, agora não consigo compreender como pode alguém dormir até ás 12 ou 13!! Levanto-me todos os dias por volta das 7:15/7:30 para tentar beber o meu copinho de água com limão antes de qualquer coisa e tenho conseguido e a verdade é que desde que comecei o ano passado a fazê-lo me comecei a sentir muito melhor fisicamente apesar de no inverno custar. Adoro acordar e a casa estar silenciosa, ver o sol a nascer e ouvir os primeiros cantos dos passarinhos. Também adoro tirar umas belas sonecas ao domingo de tarde :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me que temos alguns gostos em comum. Para além de gostar de me levantar cedo e de gostar de aproveitar o silencio que se faz sentir pela manha em minha casa, também gosto de umas boas sonecas ao domingo à tarde. Nem sempre o faço mas de vez em quando lá calha e sabe-me tão bem.
      Beijinho e obrigado pela visita:)

      Eliminar