17.4.15

Yoga na rotina matinal




Há quem diga que são necessários pelo menos 21 dias para instalarmos um novo hábito nos nossos dias. Não sei se demorei 21 dias ou mais para a mudar a minha rotina matinal, mas mudei-a.  Hoje posso dizer isso com alegria e satisfação.
Já lá vão uns bons meses em que a minha hora de levantar é sempre a mesma, excluindo o domingo que me levanto um pouco mais tarde (mas não muito mais). Antigamente era mais preguiçosa e ficava na cama até não poder mais.  Agora que faço exactamente o contrário, vejo o que eu andava a perder.
Como sabem sou praticante de Yoga, mas de há uns tempos para cá  comecei a sentir a necessidade de praticar mais para além das aulas. Comecei por fazê-lo de vez em quando em casa. Mas quanto mais praticava,  mais vontade tinha de o fazer. Decidi então, que estava na altura de  inserir o Yoga na minha rotina matinal. Comecei por fazer apenas a saudação ao sol, o que me tomava pouco tempo. Claro está que com esse hábito, veio a vontade de prolongar mais esse tempo. Hoje pratico todas as manhãs, entre 20 a 30 minutos com a meditação incluída. Posso garantir que essa meia hora faz toda a diferença no meu dia. Não quer dizer que por alguma razão, não possa haver um dia que eu não o faça, mas com toda a certeza se isso acontecer o dia não me corre da mesma maneira!
Pratico sempre em jejum,e se eu já gostava do ritual do meu pequeno almoço agora ainda gosto mais. Parece que o faço ainda com mais prazer, naquele momento sinto que estou alinhada comigo mesma. E posso até saber que me esperam situações desagradáveis, mas naquele momento não há espaço para coisas más. Estou calma, tranquila e grata.
Sem dúvida que é uma forma maravilhosa de carregar as baterias para mais um longo dia.
Isto tudo para dizer mais uma vez, que nós seres humanos somos seres de vícios, e é tão bom quando nos viciamos em coisas que nos fazem bem!

With love,

Catarina.

22 comentários:

  1. Olá que interessante eu ando cá com uma vontade, mas como nunca pratiquei Yoga, não sei bem como fazer. Existe alguma programa que possa explicar? A saudação ao sol e meditação?
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Márcia!
      O melhor mesmo é experimentares. Só assim saberás se gostas ou não. E eu sou da opinião que deves experimentar :D
      A saudação ao sol é uma sequência de exercícios de Yoga. O ideal para aprenderes é mesmo teres umas aulas, na minha opinião a prática em casa vem depois de umas aulas com um professor que nos possa orientar.
      Quanto à meditação, isso sim podes praticar em casa ou em qualquer lugar. Se quiseres podes-me enviar um email que depois respondo e dou-te umas dicas de alguns sites que te podem ajudar melhor que eu nesta área.
      Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
  2. Olá minha querida Catarina! Fico feliz por teres consigo mudar a tua rotina matinal...para mim é essencial para o meu dia correr bem! Também quero inserir o yoga na minha rotina matinal mas como tenho tido grandes alterações nos meus dias, deixei o yoga e outras coisas um pouco de lado, até tudo começar a fluir normalmente.
    Continuação de boas manhãs :D
    Beijinho enorme

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Raquel, muito obrigada pelas tuas palavras.
      Eu bem sei que tu também és menina de acordar cedo e o quanto a tua rotina matinal também é importante para ti.
      Imagino que com os teus novos horários e responsabilidades ainda estejas num processo de adaptação, mas na altura certa tudo se vai ajustar às tuas necessidades.
      Beijinho enorme para ti, tem um fim de semana recheado de coisas boas***

      Eliminar
  3. Enquadro-me tão bem neste contexto Catarina. É tão bom quando fazemos algo que gostamos com tempo, não é? A vida tem outro encanto :)
    Beijo grande e um óptimo fim de semana para ti e para os teus. Gosto muito de ti.
    https://instagram.com/annabelle_madeira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão Annabelle, quando temos tempo para nos deliciar com o que nos dá prazer é maravilhoso. As coisas ficam com outra dimensão, e tudo nos soa melhor!
      Muito obrigada pelas tuas palavras, e pelo teu carinho. Fiquei derretida, embora não fale muito disso aqui, sou uma verdadeira lamechas!
      Beijinho enorme para ti e para o teu principe ***

      Eliminar
  4. É tão bom ler-te...gosto muito de ti :)
    bj grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh minha querida OBRIGADA!!! Eu assim derreto com tantos miminhos!!!
      Fico com o meu coração cheio de gratidão com estas palavras.
      Beijinho enorme para ti, tem um bom fim de semana junto da tua linda família!

      Eliminar
  5. Olá Catarina. Entendo bem o que dizes pois tb eu tenho a minha rotina matinal, e quando falho, falta qualquer coisa e o dia já não é o que poderia ser. Só começo é de forma mais agitada que tu, mas isso penso que tem a ver com a pessoa ser mais calma ou mais irrequieta.
    É de louvar teres conseguido mudar os hábitos. Para mim , o dia começa logo de manhã, mesmo ao fim de semana!
    Beijinhos, bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E como diz o ditado e bem: "É de manhã que se começa o dia".
      Eu bem sei que tu és senhora de acordar cedinho e aproveitar ao máximo o teu dia. E eu sinto-me muito feliz, pois hoje posso dizer que eu também sou menina madrugadora!
      Não interessa se fazemos algo mais agitado ou não, interessa sim fazermos algo que nos dê prazer!!
      Beijinho enorme e obrigada por estares sempre deste lado! Tem um bom fim de semana!

      Eliminar
  6. Que bom Catarina :) Fico muito feliz por ti :) Acho que os bons hábitos só nos fazem bem :) Um dia destes começo por aí ;)
    Beijinhos grandes e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sandrinha pelas tuas palavras e pelo teu carinho.
      Espero que andes a tratar bem de ti minha querida!!
      Tens de experimentar uma aulinha de yoga, tenho cá para mim, que vais gostar muito!
      Beijinho enorme para ti, tem um bom fim de semana recheado de coisas boas!!

      Eliminar
  7. A minha rotina matinal é sempre a mesma mas e a correr. Levantar , tomar banho, fazer a cama e sair de casa pelas 7.15, só no final de semana posso ter mais calma no inicio do dia, às vezes bem que queria mudar alguma coisa mas não dá. tenho tanta pena de morar longe do local de trabalho...enfim.
    Beijinhos bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pinta!!
      Bem vejo que já te levantas muito cedinho, e para poderes ter um tempinho para ti terias que te levantar ainda mais cedo. O que não é fácil. Mas uma coisa é certa o nosso corpinho habitua-se ao que nós lhe damos.
      Beijinho enorme, tem um bom fim de semana.

      Eliminar
  8. Olá princesa :)
    Estás no caminho certo .
    Por aqui faz se meditação.......
    Mas tenho consciencia que é preciso mais ....
    Bom fim de semana
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia querida Lulu!
      Eu bem tento seguir no caminho certo, embora vá encontrando alguns precauços...
      A meditação é sem dúvida nehuma, uma excelente opção. Tem imensos benefícios.
      Espero que aproveites cada segundo do teu fim de semana.
      Beijinho enorme e abraço apertado

      Eliminar
  9. Ol+a Catarina!
    Nunca é tarde de mais para adquirirmos bons hábitos, e esse é um deles. Quanto a mim, antes e tomar um bom pequeno almoço não há nada que me faça mexer:):)
    Uma boa semana, beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuela!!!
      Estamos sempre a tempo para adquirirmos novos hábitos sem dúvida nenhuma. E é bom quando nos sentimos viciados neles, tão bom mesmo!
      Engraçado que eu sou daquelas que acordo sempre esfomeada, mas já experimentei comer primeiro e fazer yoga depois. Não sei explicar porquê mas gosto mais de fazer o contrário. Yoga e meditação primeiro e pequeno almoço depois!!
      Beijinho enorme , tem uma boa semana.

      Eliminar
  10. Olá querida
    Aí quando começo a ler a tua forma de viver sinto cá um peso na consciência, eu consigo-me ver a fazer as coisas que fazes e tem tudo a ver comigo mas realmente já não sei o que e meditar, yoga e reiki porque não estou a conseguir gerir o meu tempo e nem imaginas a necessidade que tenho.
    Acredito que venha a mudar aliás vou conseguir mudar e isso que quero mas este não e o momento para mudar tudo.
    Aos poucos vou chegar ao pretendido.
    Parabéns pela força de vontade e essa energia maravilhosa.
    Beijinhos adoro ler o teu blog e já e um vício felizmente saudável :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh minha querida nem imaginas como me sinto grata depois de ler o que me escreveste. OBIGADA!!
      Nem todas as fases da nossa vida nos permitem fazer o que queremos, e só temos de aceitar isso. Quantas vezes não dei eu por mim a fazer coisas que vão contra o que defendo. nem sempre é fácil pôr na prática aquilo que defendemos na teórica. O importante é aceitar, não desistir e persistir no que acreditamos. E logo as coisas volto ao seu lugar. Quando menos esperamos minha querida.
      Espero que logo logo te ajustes com o teu tempo e que o consigas gerir de forma a que tenhas tempo para ti e para aquilo que gostas. Não é fácil, e muitas vezes quando seguimos um caminh vamos encontrando desvios. Há que continuar a caminhar minha linda!
      Beijinho enorme para ti com muito carinho, tem uma boa semana.

      Eliminar
  11. Ahhh Catarina, ando mesmo a pensar que o yoga era a coisa certa para mim! Não sou fã de desportos e um ginásio não é para mim (já experimentei umas coisitas que foram tiros falhados) e o lado meditativo fascina-me muito... Sinto que era a coisa certa. Assim que conseguir equilibrar as coisas cá por casa (bebé com 3 semanas não dá para ter muita margem de manobra) vou procurar um sitio para ter aulas... beijocas!

    ResponderEliminar
  12. Olá Patricia!
    Querida se pensas assim eu apoio-te 100% em ir fazer uma ou duas aulas para experiemntares. Só assim poderás ter a certeza!! Eu cá gosto tanto e sinto que quanto mais me entrego melhores são os efeitos. E a energia que isso me traz é tão boa que quero é que outras pessoas a sintam. Por isso aconselho e apoio quem se quer aventurar neste caminho.
    Imagino que com um bebe tão pequenino não deva ser fácil, mas com força e muita vontade hás de arranjar um tempinho, nem que seja apenas uma aula por semana.
    Depois conta-me a tua experiencia.
    Beijinho enorme, tem um bom fim de semana.

    ResponderEliminar