3.7.15

Leituras de Junho



Sinopse:

Os homens têm memória, alimentam-se de histórias, e as que mais nos marcam são aquelas que determinam a vida dos nossos antepassados. Esta é a história de uma família, os Palma Lobo. Bisavô, avô, pai e filho. Roberto, Álvaro, Jorge e Salvador. Nomes diferentes, mas o mesmo sangue e muito em comum: mulherengos, excêntricos, excessivos, todos marcados pela loucura e pela tortura da paixão. Foram todos homens invulgares sempre dominados por paixões privadas, amores e loucuras, e era nesse círculo íntimo do coração e do sexo que a sua vida se destinava a viver e a terminar. Passando por Moçambique, Angola, Lisboa, Alentejo e Brasil, a sua vida é uma epopeia à espera de ser revelada. Já Ninguém Morre de Amor é a odisseia dos Palma Lobo. Um enterro fictício, um homem enforcado com cães e gatos na mesma árvore, um homem que morre a fornicar e um fogo posto para fazer arder o local do pecado… esta não é uma história de amor, é uma história sobre amor.


A minha opinião:

Nunca tinha lido nenhum livro  do Domingos Amaral, e confesso que gostei bastante da história da família dos Palma Lobo,  dos seus segredos, dos seus antepassados e das histórias que estavam que estavam por trás das histórias oficiais. 
Gostei da escrita simples mas sempre muito cativante. Li este livro de repente, a leitura prendeu-me, como eu tanto gosto. Como diz e bem na sinopse esta não é uma história de amor e sim uma história sobre o amor.




Sinopse:

Ciência Versus Espiritualidade. Dois autores de renome cruzaram-se num debate realizado no Caltech e transmitido pela televisão acerca do futuro de Deus. Um deles é um defensor da espiritualidade, o outro um físico preeminente. Este livro notável é o produto de um encontro feliz e o confronto feroz, embora respeitoso, entre visões do mundo, que se deu paralelamente com o crescimento da amizade entre
 os dois autores. Em Guerra Entre Dois Mundos, os dois grandes pensadores discutem o cosmos, a evolução e a vida, o cérebro humano e Deus, tocando todas as questões fundamentais definidoras da experiência humana. 

A minha opinião: 

Ora aqui está um livro que me deu cabo da cabeça, no bom sentido, claro! O título agradou-me bastante, e mal o li pensei logo que tinha de o ler. Quando o comecei a ler é que tive noção da embrulhada aonde me estava a meter. Muito sinceramente achei este livro de leitura difícil. Dei por mim muitas vezes a ter de voltar ao inicio da página para ler de novo, pois não tinha compreendido o que tinha lido. Mas como sou uma menina de desafios, não desisti e li até ao fim. Aprendi muito com este livro e com o passar do tempo muitas coisas que na altura não me fizeram sentido vão certamente fazer.
E de uma coisa estou certa, identifico-me muito mais com Deepak Chopra, pois dou muito mais valor ao mundo espiritual, mas admito que devemos muito á ciência, logo o senhor Leonard Mlodinow tem razão em muito do que diz!




Sinopse:

Do autor do best seller "Quem Mexeu no Meu Queijo?", Spencer Johnson. Uma narrativa de superação e aprendizado.
Picos e Vales  relata a história de um jovem  que vive infeliz até encontrar um senhor que mora em uma montanha. Após conversas e experiências, o jovem aprende a reflectir  sobre os caminhos que escolheu e percebe que, entre dois picos, há sempre um vale: um momento de avaliação das decisões tomadas e de concentração nos objectivos a serem alcançados. Contada com o brilhantismo do autor que já vendeu mais de um milhão de cópias em todo o mundo, Picos e vales é uma história única de sabedoria e êxito, que  nos convida a fazer uma jornada pelos próprios altos e baixos e a usar as lições para vencer. 


A minha opinião:  

Um livro de leitura muito fácil que se lê num abrir e fechar de olhos. Que nos fala de coisas que muitos de nós já sabemos, mas que muitas vezes nos esquecemos e que é sempre bom lembrar. 
A vida é assim mesmo, com altos e baixos. Muitas vezes o difícil não é as coisas pelas quais passamos e sim  a maneira como nós reagimos perante essas situações.  Ler este livro fez me pensar muito, fez-me dar ainda mais valor àquelas situações menos boas pelas quais passei, graças a elas tive a oportunidade de aprender e de evoluir como pessoa.  E isso é muito positivo logo só tenho que me sentir grata.

22 comentários:

  1. Olá Catarina conheci seu blog esta semana e gostei muito.
    Passei alguns dias lendo ele tem muita coisa bacana.
    Estarei sempre por aqui a te visitar bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cida!!
      Muito bem vinda aqui ao meu cantinho e muito obrigada pelas tuas palavras!
      Beijinhos e boa semana!

      Eliminar
  2. Pronto, um livro que no meio tem um homem enforcado com cães e gatos na mesma árvore... é que nem pensar!!!
    Mas boas sugestões que aqui dás Catarina, obrigado :)
    Beijos
    https://instagram.com/annabelle_madeira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida!! Sim tens razão este livro não é para ti :))
      Beijinho enorme para ti e para o piratinha lindo!

      Eliminar
  3. Duas boas sugestões mas eu fico pela primeira!!! Bj

    ResponderEliminar
  4. Gostei das tuas leituras :)
    Ou melhor gostei das tuas opiniões ;) Todos me convenceram, o do meio, também ia ter muita curiosidade em ler, mas visto ser uma leitura difícil, não o conseguiria ler neste momento, preciso de leituras fáceis :D Mas fico com o registo ;)
    Beijinhos minha linda e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida Sandrinha!!!
      Se realmente neste momento procuras leituras fáceis, este segundo livro não é de todo indicado !! Mas os outros são super fáceis de ler!!
      Beijinhos e uma boa semana para ti!

      Eliminar
  5. Aí minha querida Catarina a minha lista de livros a ler só aumenta e com estas tuas partilhas pior....fiquei curiosa de ler todos! Não fosse eu gostar de livros :) Mas o último deixaste-me mesmo com vontade de ler agora!
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh princesa deixa lá que a minha não pára de crescer de dia para dia!! É claro que não dá para lermos tudo o que gostaríamos mas vamos lendo e isso sim é muito bom! Eu gosto muito desta troca de partilhas nos blogs pois assim fica mais fácil de escolher um livro quando queres comprar!
      Este último dá para ler num abrir e fechar de olhos, e faz-nos pensar nas pequenas coisas que muitas veezes não damos valor!!
      Beijinho enorme, tem uma boa semana minha querida!

      Eliminar
  6. Olá, obrigada pelas partilhas de livros. Gostei especialmente do terceiro. De Domingos Amaral só conheço "Enquanto Salazar dormia. bom domingo e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!!
      Muito obrigada pelas palavras!
      Este foi o único livro de Domingos Amaral que li, mas já ouvi falar nesse que mencionas aqui, e disseram-me que é muito interessante!
      Beijinhos e boa semana!

      Eliminar
  7. Não conheço nenhum dos três, mas o primeiro deixou-me curiosa.
    Beijocas e boa semana.
    Pinta

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro livros que nos cativam!
    Vim agora de férias com um que gostei bastante! São bons quando nos prendem e não descansamos enquanto chegamos ao fim!
    Não conheço nenhum dos três! Fiquei curiosa, com todos eles à sua maneira ;)
    Um beijinho queridas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida, espero que essas férias tenham sido boas!! E claro que estejas de volta ao activo com essas baterias carregadas!!
      Concordo inteiramente com o que dizes, adoro um livro quando ele me cativa e eu não descanso enquanto não o leio! Tens de partilhar comigo o nome desse livro que leste, aceito sempre sugestões!!
      Beijinho enorme para ti**

      Eliminar
  9. Não conhecia nenhum destes títulos, mas fiquei com muita vontade de ler a história dos Palma Lobo.
    O que me está a parecer interessante é ser uma perspectiva masculina sobre o modo como viveram o amor. Vou procurá-lo!
    Estás sempre a dar boas dicas :)
    Beijinhos e uma excelente semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh minha querida, muito obrigada!! Estou em falta contigo, a ver se esta semana te mando o email. Desculpa mas o tempo livre tem sido mesmo muito pouco!
      Beijinhos grandes

      Eliminar
  10. Isto é que foi um mês bem literário!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida minha querida, este mês está a ser bem diferente, o tempo livre quase não tem existido!!
      Beijinho enorme

      Eliminar
  11. Olá Catarina
    Muitas sugestões por aqui hein :) eu também sou uma devoradora de livros reconheço ;) já li o primeiro mais por curiosidade porque não conhecia o autor, gostei e também achei uma história interessante.
    Não desfazendo a tua lista de livros, a minha para ler deve ser um pouco mais extensa, está visível na minha estante de leitura do meu blog e agora..... tenho de acrescentar mais estes porque me deixaste curiosa. Vou ver se há aqui na biblioteca :P
    Reconheço que os outros dois livros não conheço, agora fiquei com curiosidade de os conhecer aos dois mas acho que tentaria primeiro pela terceira opção.
    Continuação de boas leituras
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula!!
      Vejo que somos duas devoradoras de livros ;) Mas como eu costumo dizer, há com toda a certeza vícios bem piores.
      Eu aqui publico apenas os livros que leio, quanto há minha lista de livros que quero ler, acredita que é bem grande!
      Eu não tenho o hábito de ir à biblioteca, mas bem que o podia ganhar!
      Aconselho que leias o terceiro é de uma leitura super simples, já o segundo é bem diferente, é um livro muito complexo na minha opinião!
      Muito obrigada pelas tuas palavras, beijinho grande e uma boa semana para ti!

      Eliminar