12.9.15

Deixar a mudança entrar e convide-a a ficar!



Ultimamente aquele velho ditado "mudam-se os tempos mudam-se as vontades", tem feito tanto sentido nos meus dias. Não podia concordar mais com ele. A mudança é algo que não me assusta, quando ela chega deixo-a entrar e trato de a receber da melhor maneira que eu consigo.
E quando páro para pensar, dou conta do que eu mudei. Há quem diga que é da idade, talvez em parte seja, mas a verdade é que eu acredito que nós somos muito daquilo que queremos ser, logo a mudança em grande parte também se deve a nós.
Em tempos fui uma pessoa pessimista, achei que não tinha sorte nenhuma e tudo de mal me acontecia a mim. Hoje sou o oposto disso. Foi um longo processo de mudança, ao qual eu me submeti. Olhando para trás sei que foi dos melhores passos que dei. Uma viagem da qual eu não quero mais regressar.
Continuo a ter problemas como todas as pessoas têm, simplesmente a minha maneira de agir perante eles é que mudou e isso faz toda a diferença.
A vida é um conjunto de coisas boas e coisas más, ninguém é feliz nem triste permanentemente. Tudo nos faz falta.
Há que pensar, idealizar, tentar, fazer, fazer outra vez, e outra, continuar a tentar e só assim conseguiremos alcançar o que pretendemos. Só assim podemos aprender, crescer, evoluir e decidir o que realmente nos faz falta.
Lembrando-nos sempre de procurar alegria nas coisas que nos inspiram, às vezes basta parar e pensar um pouco.

Coisas que me inspiram para ter momentos de alegria e pelas quais me sinto grata:

* O homem maravilhoso que tenho ao meu lado.
* A minha linda família.
* As minhas cadelas ( mesmo que uma seja traquina demais).
* A minha casa que eu tenho o prazer de chamar lar.
* O facto de ter um trabalho que eu gosto e que me dá sustento.
* Praticar Yoga.
* O facto de eu gostar de cuidar de mim, fazendo desporto regularmente, tendo uma alimentação saudável e mimar-me quando acho necessário.
* O meu esforço para ter uma vida mais sustentável.

Felizmente tenho mais coisas pelas quais me sinto grata , mas estas são mais que suficientes para me sentir feliz. E é nisso que me foco! Lá está, a nossa atitude muda tudo. E isto vem de dentro, e manifesta-se por fora.

With love,

Catarina.

26 comentários:

  1. Olá Catarina ! Concordo contigo a mudança sempre começa em nós mesmo que a gente nem sequer perceba.
    Este ano eu também entrei neste processo de mudança para melhor. Tem sido um esforço diário e não é nada fácil mas sei que com o tempo o hábito se instala e a gente passa a vibrar melhor.
    Bjs e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cida!!

      Que bom que também tu estás neste processo de mudança. A mudança faz parte da vida, e é maravilhoso quando sentimos que mudamos para melhor. E melhor ainda é sentirmos que essa mudança acontece em grande parte devido a nós mesmos e nos sentimos gratos por isso. A nossa mente tem um poder enorme em nós e é maravilhoso quando nos apercebemos disso e tiramos daí o melhor partido!
      Beijinho grande, tem uma excelente semana.

      Eliminar
  2. Adorei,eu era como tu agora sou como tu, excepto numa das coisas que te faz feliz e a mim não tanto quanto desejava, o meu trabalho.
    Mas como sou ja estou a trabalhar para mudar isso, eu luto para ser feliz e não baixo o braços, muito menos de me lamentar.
    A forca para mudar esta em nós.
    Beijinhos querida um bom fim de semana e uma semana com muita luz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo querida, a força está dentro de nós. A nossa mente tem um poder incrível sobre nós. E é tão gratificante quando tiramos daí o melhor partido.
      Quanto ao trabalho minha querida, na hora certa as coisas vão mudar. Nem antes, nem depois, apenas quando tiver de ser.
      Continua assim a trabalhar e a dedicar-te ao que queres para ti.
      Beijinho enorme , tem uma semana repleta de coisas boas.

      Eliminar
  3. Catarina...que tudo continue a ser como deseja!
    Um domingo bem BOM!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, vou continuar a trabalhar para que assim seja.
      Beijinho grande e boa semana.

      Eliminar
  4. Olá Catarina! Que bom ler estas palavras, faz-me tão bem. Eu sou muito pessimista, anciosa e quero tanto mudar...porque sofro com isso fisicamente e psicologicamente.. que conselhos me dás para começar esse processo? Beijinho, Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta!
      Fico muito grata por saber que de alguma forma estas minhas palavras a tocaram e lhe proporcionaram bem estar.
      O pessimismo e a ansiedade só nos fazem mal, e claro isso reflecte-se logo em nós. E quando não estamos bem psicologicamente o nosso físico desenvolve logo uma série de doenças.
      Há imensas coisas que podemos fazer para trabalhar no processo de mudança de nós mesmos. Sempre conscientes que não é fácil, mas acreditando que quando queremos muito uma coisa conseguimos. E isto tudo implica, tempo, dedicação e muito esforço da nossa parte.
      Deves começar por tratar bem de ti, dedicando algum do teu tempo a fazer coisas que gostas e praticando algum desporto. Só aqui vais livrar te das más energias que te consomem e vais ver que vais sentir muito bem.
      Há um exercício que já faço há muito tempo e que comigo funciona muito bem. Todos os dias agradeço por escrito 3 coisas pela qual me sinto grata. Isto ajuda a dar valor ao que nos rodeia e a ver as coisas de outra perspectiva.
      Mas quem sou eu para aconselhar alguém???? Estes são só alguns exemplos que a mim me ajudam bastante a ver as coisas pela melhor perspectiva.
      Não sei se ajudei de alguma forma, e se houver alguma coisa em que te possa ajudar especificamente diz. Se tiver ao meu alcance é com todo o gosto que o farei.
      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  5. Tu pessimista ?? Não estou a acreditar :)
    Bjjjjjjsssssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade sim senhora. Não em exagero mas já o fui!! A vida era mais cinzenta nessa altura.
      Mas não há nada que não se possa mudar. Basta querermos.:)))
      Beijinho enorme minha querida, tem uma excelente semana**

      Eliminar
  6. Tenho que concordar com a Celine, custa realmente a acreditar! E que bom é constatar que a mudança pode ser tão grande, quando se quer mesmo!
    Parabéns por essa felicidade que tens construído/conquistado.
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada minha querida.
      É verdade mesmo, este meu lado optimista não existiu sempre. Mas tens toda a razão, quando queremos muito uma coisa e nos esforçamos para a atingir, o universo conspira a nosso favor:)
      Logo logo o teu email vai chegar.
      Beijinho enorme, tem uma semana repleta de coisas boas**

      Eliminar
  7. Uma lista das coisas que realmente importam:) Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo :)))
      Muito obrigada Manuela.
      Beijinho grande e uma excelente semana**

      Eliminar
  8. Não podia estar mais de acordo Catarina :) Pois esse ditado é velho mas para mim, muito presente nos dias de hoje :) As vezes que disse "nunca" isto, nunca aquilo, mas no entanto "experimentei" e gostei :) É bom deixar entrar a mudança e ver se realmente não é aquilo que nos faz feliz ;)
    Obrigado pelo teus conselhos mais uma vez, porque eu acho que as pessoas otimistas é que nos fazem bem :) Abrimos horizontes ;) Não nos fechamos no nosso "mundinho" a achar que só a nós é que corre tudo mal!!! Vamos pensar positivo e assim trazemos positivismo para as nossas vidas :)
    Beijinhos grandes e boa semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Sandrinha muito obrigada pelas tuas palavras. Assim como os pensamentos negativos se tornam com uma bola de neve com os pensamentos e atitudes positivas acontece exactamente o mesmo. Depende de nós fazer a escolha:)
      Beijinho enorme***

      Eliminar
  9. Olá minha princesa :)
    Então que tal foi esse fim de semana ? ;)
    Adoro estes teus "lembre tes " que fazem nos sacudir a consciência .
    Automaticamente virámos nos para dentro e há uma espécie de "rewind " que no meu caso faz me sentir tão orgulhosa do meu percurso .
    Claro que tenho o meu lado sombra ,porque também tenho LUZ .
    Cada vez mais o meu caminho é me aceitar como sou ,e sim tenho momentos de que não me orgulho e outros que sim ,porque a vida é isto mesmo feita de momentos .
    De outra forma não estaríamos aqui neste planeta para EVOLUIR .
    Sou pessoa um pouco renitente ás mudanças ainda ,já fui mais .......
    Mas tal como tu ,sou uma pessoa muito grata , a vida tem sido generosa comigo ,mas também sei que tenho feito muito por isso .
    E sim adoro rodear me de pessoas que me inspiram ,pessoas positivas ,que me fazem recordar e lembrar o que é realmente importante na VIDA .
    Princesa ...... gosto muito de ti ,fica com DEUS
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha amiga!!
      Muito obrigada pelas tuas palavras, e acima de tudo pelo carinho e confiança que me tens depositado.
      O fim de semana foi maravilhoso e não podia ter corrido melhor, na melhor das melhores companhia. Muito obrigada por perguntares.
      É maravilhoso ter noção de que queremos e do que não queremos, e se trabalhamos direccionados para atingir um fim, é mais que justo que em nós haja um sentimento de orgulho. E é bonito quando sentimos isso. Logo a seguir chega a gratidão. E como ambas sabemos, a gratidão muda tudo. Se todos descobrissem o verdadeiro poder deste sentimento, garantidamente as coisas seriam bem mais fáceis. E o mais incrível é que a gratidão está ao acesso de qualquer um, de lamentar é que nem todos lhe conseguem aceder...
      Também gosto muito de li minha amiga madeirense!!
      Beijinho enorme para ti*

      Eliminar
  10. Concordo contigo a 100% , essa lista é praticamente igual à minha e é tão bom focarmo-nos no que realmente importa e nos faz estar bem e felizes :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Tal e qual, minha linda, nada mais há a acrescentar, disseste tudo!
    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  12. É tão bom ter uma atitude assim perante a vida :)
    As pequenas coisas do dia-a-dia são as que devemos dar mais importância! Quem está ao nosso lado! O facto de termos um trabalho e que gostamos dele (hoje em dia não é fácil)
    Um beijinho e continuação de bons pensamentos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida minha querida!!
      Muito obrigada pelas tuas palavras!
      Beijinho enorme!!

      Eliminar
  13. Tens toda a razão, acho que em cada mudança na nossa vida, temos de procurar sempre ver o lado positivo, na maioria das vezes existe, temos é de querer ver. A frase, "mudam-se os tempos mudam-se as vontades", bem escolhida e sempre atual faz parte de um lindo poema de Luís Vaz de Camões, sei que também é cantado, por José Mário Branco. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana!
      É isso mesmo temos de tentar ver sempre o lado bom das coisas, facilita-nos muito mais a vida.
      Sabia que esta frase fazia parte de um lindo poema do nosso Camões, mas não sabia que era cantado pelo José Mário Branco, mas já fui ouvir. Obrigada por teres partilhado comigo.
      Beijinho grande e bom fim de semana.

      Eliminar