24.9.15

Livros


Se eu podia viver sem livros? Talvez pudesse (não acredito) mas não seria a mesma coisa.
Como já mencionei aqui, depois de ler o livro " Arrume a sua casa, arrume a sua vida" de Marie Kondo, a minha casa levou uma reviravolta gigante, ao qual não houve nada que escapasse aos meus olhos e às minhas mãos. Não que eu seja de acumular, nunca fui, não sou e não me parece que algum dia vá ser. Mas depois de ler este livro, decidi que queria viver apenas com aquilo que me faz falta, com as coisas que me transmitem alegria. Viver com menos. Dando cada vez mais sentido aquelas palavras que se enraízam cada vez mais nos nossos dias: Menos é Mais!
E os livros? Como ficam nesta situação? Eles transmitem-me alegria? São realmente necessários?
Ora aqui estão perguntas às quais eu demorei algum tempo para conseguir obter resposta. Como defensora de que tudo tem o seu tempo, esperei o tempo que foi necessário para ter as respostas. E posto isto, a estante dos livros ficou para o final da volta.
As respostas às minhas dúvidas, claro é, acabaram por aparecer. Ganhei coragem e meti mãos à obra, consciente que não ia ser fácil.
Tirei todos os livros da estante. Coloquei-os em cima da mesa da sala e outros em cima das cadeiras e olhei para cada um deles. Senti logo a enorme alegria que  me transmitiam. Destralhei muito pouco. Pois se o objectivo é ficar com o que nos transmite alegria, não fazia sentido desfazer-me deles. Escolhi apenas alguns que comprei em feiras de velharias e que não lhes achei grande piada, e outros que me ofereceram há anos e que também não tiveram grande interesse para mim. Esses doei-os a uma associação que trabalha com crianças e jovens adolescentes.Quantos aos que ficaram, que foi a maior parte, limpei-os um a um (que grande trabalheira) e arrumei-os novamente na estante.
Adoro ver uma estante cheia de livros. Tenho um enorme orgulho pela minha colecção de livros mesmo que não seja grande. É a minha colecção. E posso dizer que já os li todos. 
Sensação final, mais leve, mais desapego, menos livros, e muita gratidão pela minha iniciativa e pela minha mini colecção de livros.

With love,

Catarina.

27 comentários:

  1. Eu também não sei se seria capaz de viver sem livros... sem livros, sem café, sem mar e sem sol e mais umas quantas pequenas coisas :)
    Fiz o mesmo que tu, meti os livros todos em cima da mesa, tirei fotos, organizei tudo mas deixei o post para depois. E ahhhh, também tenho o livro, ficou a meio, não por falta de interesse, meteu-se outro pelo caminho :)

    beijinho Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uhmmm estou contigo então, não vivo sem livros, nem sem café, nem sem mar, nem sem sol e mais umas quantas coisas também:))))
      Eu demorei para fazer isto com os livros, mas lá consegui. Que engraçado como as pessoas conseguem ser diferentes, eu quando comecei a ler este livro não consegui parar até o ler todo, num instante. Mas já me aconteceu o que te aconteceu a ti, estar a ler um livro, e meter-se outro pelo caminho e o que estava a ler anteriormente ficar por o caminho.
      Beijinhos Miss e obrigada pela visita ****

      Eliminar
  2. Esta não foi deveras uma tarefa fácil .......desapegar do que se gosta é muito difícil .
    Mas a minha amiga com a sua determinação ,tudo consegue ,não é minha linda .
    Hoje mais uma vez lembrei me de ti ,gratidão por tanto amiga ,é por isso que digo do fundo do coração que é bom ter te nos meus dias ................
    Um dia mega feliz
    Abraço do tamanho do céu
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que tu me consegues derreter sempre o meu coraçãozito!!! Acho que sim:D
      Obrigada minha querida, pelas tuas palavras, por me fazeres sorrir e por me deixares de coração cheio!
      És linda e eu não me canso de te dizer que gosto muito de ti****
      Beijinho enorme***

      Ps: Amanhã respondo ao teu email. Muahhhh****

      Eliminar
  3. Olá Catarina, tenho vontade de comprar o tal livro, mas ainda não consegui, pensei, é mais um para a estante, e já lá estão tantos. Fizeste bem doar os que não tinham interesse para ti. Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana!
      Se tiveres oportunidade compra, acho que vais gostar. E pelo efeito que causa vale muito a pena! Pelo menos falo pela minha experiência!!
      Beijinhos grandes````

      Eliminar
  4. Eu por acaso sou de guardar coisas.
    Mas volta e meia faço o mesmo.
    Sai tudo das prateleiras e vamos a uma limpeza.
    Com os livros fiz há pouco menos de um ano! Guardei os preferidos e os outros dei-os :)
    É bom :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom e faz-nos bem! Tem um efeito mesmo positivo nos nossos dias!!
      Eu não gosto de acumular, mas há certas coisas que se vão acumulando. Eu acho que há objectos e coisas que parecem sofrer da lei da multiplicação :D Mas felizmente eu lido bem com isso, e de vez em quando é com cada destralhe aqui em casa!!
      Beijinhos querida

      Eliminar
  5. Olá Catarina. Já li mais do que leio hoje em dia, mas de há uns anos a esta parte, não guardo mais os livros, mesmo que tenha gostado muito deles. Geralmente troco-os com as amigas. Ou troco, ou se não me interessa nenhum dos que elas tenham, dou-os, simplesmente. Gosto de ler, mas não tenho nenhum amor ao livro em si ( digo isto porque sei que há pessoas que gostam do livro objeto e até do cheiro das páginas). Além de que ocupam um espaço imenso, que eu não tenho em casa. Apenas guardo uns poucos (pouquíssimos ) que tenham dedicatória, ou tenham vindo de alguém muito especial. Em alfarrabistas, nem entro, não gosto mesmo de livros velhos. Entendo o teu apego piois és leitora voraz! beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Val!
      Eu compreendo que quando o espaço não é muito torna-se mais fácil trabalhar o desapego e não acumular.
      Eu mesmo com espaço, não gosto de acumular e faço o que posso para viver num espaço organizado com apenas aquilo que realmente me faz falta e me trás alegria.
      Mas com livros a conversa é outra, sim eu sou daquelas que ama livros, incluindo o cheiro das páginas:D . Ainda assim resolvi destralhar um pouco, e acabei por conseguir, o que me deixou muito orgulhosa.
      Beijinhos minha querida!

      Eliminar
  6. Como não sou de guardar, quando compro e leio um livro, acabo por doá-lo à Biblioteca Municipal ou então ofereço aos amigos. Um ou outro ainda anda por aqui, porque pretendo rele-los, mas não me custa nada desapegar-me deles. Sei que farão felizes outras pessoas e se quiser voltar a lê-los é só ir à Biblioteca e requisitar ou pedir emprestado aos tais amigos. Simples e libertador, assim!
    Beijinhos e parabéns pela tentativa de desapego àquilo que já não te faz falta. Força, amiguinha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida!!
      Admiro o que fases com os livros que lês, ainda assim eu não sei se vou ou não evoluir neste patamar.
      Já dei um primeiro passo no que diz respeito ao destralhar livros. Mas neste momento olhar para a minha mini biblioteca e poder consultá-la quando me apetece faz me feliz e é a isso que devo manter-me fiel.
      Beijinhos grandes

      Eliminar
  7. Adoro um bom destralhe, mas de livros nao consigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana!!
      Também adoro um bom destralhe, mas como referi aqui com os livros a conversa é outra. Demorei muito tempo para o conseguir fazer e ainda assim destralhei muito pouco. Adoro a minha mini biblioteca!!
      Tudo tem o seu tempo querida, se um dia a vontade de destralhar livros chegar para ti tiver de chegar, ela virá, se não tiver de ser, não será!
      Beijinhos
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Isso é que é coragem ;D ;D
    Sim, também ando numa de destralhar, e tenho de arranjar o livro "Arrume a sua casa, arrume a sua vida", mas os livros, têm mesmo de ficar para o fim e esperar o momento :D :D Quando isso acontecer, acho que me vai acontecer o mesmo que a ti, alguns desinteressantes vão, mas a maior parte... dá-me muita alegria ;)
    Beijinhos, fica bem e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida se andas numa de destralhar tens mesmo de ler esse livro, vai ajudar te muito!! Acredita!!
      No que diz respeito a livros pensamos da mesma forma, uhmmm o cheirinho das páginas de um livro, tê-lo ali à mão para quando apetece consultar:D
      Se leres o livro depois diz-me o que achaste e o efeito que teve em ti!
      Beijinhos grandes***

      Eliminar
    2. Sim, vou ver o arranjo em breve ;)

      Eliminar
  9. Eu também não conseguiria viver sem livros, há uns anos houve uma bloger que se quis desfazer de alguns e eu acabei por aumentar a minha colecção com 4 exemplares que lhe comprei a um excelente preço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marisa!
      Vejo que partilhamos da mesma paixão por livros:)
      Essas compras assim a baixo custa são sempre boas, já comprei muitos livros assim!!
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Olá Catarina! Uma casa sem livros não me diz nada!!! Gosto de os ter, gosto de os ler...
    No que diz respeito ao tal "destralhar", concordo plenamente...
    Beijinho e uma boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuela!!
      Parece que estamos em plena sintonia neste tema :)
      Beijinho enorme e dia feliz**

      Eliminar
  11. Definitivamente, não conseguia viver sem livros!

    ResponderEliminar
  12. Ando aqui há tanto tempo para vir comentar este post, pois eu bem sei que desapegar de livros para ti não é tarefa fácil!! Realmente o livro da Marie Kondo é mesmo bom, para nos dar coragem a destralhar até o que é mais difícil para nós. Eu não tenho muita dificuldade em desapegar-me das coisas, mesmo de livros! Houve uma fase no início dos meus destralhes que vendi tudo e desapeguei-me radicalmente de muita coisa (que acabei por sentir falta). Agora acho que já estou a conseguir seguir o caminho do meio termo :)
    Os livros que me marcaram, deixaram-me um sorriso na cara e que eu quero realmente voltar a ler ficam comigo :)
    Bons destralhes minha querida e também boas leituras!!
    (ficou um comentário eeennnooormmmeee!)
    Beijinhos ****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Raquel!!
      Esta não foi uma tarefa fácil mas serviu para clarificar muita coisa na minha cabeça e claro para praticar mais uma vez o desapego. O que é que nos faz sempre bem.
      Fico feliz por saber que também nesta àrea te encontras no caminho certo. Sem dúvida que tanto nesta área como em tantas outras é importante o nosso esforço para nos mantermos alinhadas.
      Beijinhos****

      Eliminar
  13. adoro ler , adoro adoro e adoro ver a minha estante cada vez mais recheada de livros :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que ler é um vício do qual eu não me pretendo livrar.
      Uma estante de livros é sempre algo bonito de se ver!
      Beijinhos e obrigada pela visita!

      Eliminar