4.12.15

Despertar


Sem dúvida que esta foi uma das palavras de ordem deste ano que está quase a terminar.
Eu despertei, e com isso tanta coisa à minha volta mudou. Mas o mais importante foi a mudança que eu senti em mim mesma.
Tudo isto aconteceu de uma forma muito natural, aliás ainda está a acontecer. Sim porque tenho plena noção que este é um longo processo e que veio para ficar.
Não tenho dúvidas nenhumas que o Yoga veio contribuir muito para esta mudança. O que eu agradeço imenso. Eu já pratico há quase 2 anos mas este ano dediquei-me muito mais, e com isso veio o despertar da minha consciência.
Se eu já fazia uma alimentação saudável isso intensificou-se ainda mais (e não vai ficar por aqui), depois veio a vontade de ir mais além neste mundo maravilhoso e viciante de uma vida mais saudável e sustentável.
Destralhei a casa de uma ponta a outra, (nunca fui de acumular coisas, e sempre fui uma pessoa organizada, ainda assim senti que tinha que ir mais além) com a plena noção de que viver num ambiente organizado sem tralhas desnecessárias contribuiria para uma vida mais feliz. Alterei hábitos aqui em casa, para economizar mais, principalmente o meio ambiente. Passei a ter mais diversidade na minha horta. Diversifiquei muito mais a minha alimentação. Introduzi uma série de alimentos novos. Passei a confeccionar muito mais dos alimentos que consumimos aqui em casa. Introduzi alguns produtos biológicos na limpeza aqui em casa. Optei por usar produtos de higiene pessoal e cosméticos naturais biológicos. Consegui organizar-me com as tarefas domésticas, conseguindo desta forma mais tempo livre para me dedicar aos meus vícios e prazeres.
Claro que isto foi acontecendo naturalmente e aos poucos, até porque se decidi que não queria ser tão consumista, teria de ir terminando os produtos que queria substituir. À medida em que iam acabando eu ia comprando as opções mais naturais e amigas do ambiente. Sempre com o objectivo de me sentir e tornar uma pessoa melhor, mais amiga do ambiente.
Ainda não alterei tudo o que pretendo, mas já alterei muita coisa. E isto tudo aconteceu porque ouve um "despertar" da minha consciência. Agradeço tanto, mas tanto por isto. Acredito piamente que a mãe Natureza também agradeça!!
E aqui apenas estou a referir as mudanças que implementei no meu dia-a-dia, mas a nível emocional posso garantir-vos que o impacto ainda foi maior. Grande demais para descrever. Convenhamos até que este post já está a ficar longo demais e não vos quero maçar.
Tenho perfeita consciência que este caminho é longo, mas estou tão feliz por já ter chegado aqui, e por me sentir com tanta força para continuar em frente.


"Tudo é questão de despertar sua alma." Gabriel García Márquez

"É importante perceber que o despertar depende de você."Roberto Shinyashiki


With love,
Catarina.

33 comentários:

  1. Fantástico minha linda :)
    Por isto e por outras tantas coisas, adoro ler este cantinho :) Tu, transmites-me calma :) As tuas palavras são força e alento para querer melhorar a nossa vida e a nossa maneira de estar na vida :) Obrigado, obrigado por passares as tuas boas energias, porque é isso que é preciso, transmitir boas energias :D
    És uma querida e mereces tudo de bom que te está acontecer, não serias Tu, uma lutadora ;)
    Beijinhos grandes e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Sandrinha assim deixa-me sem jeito. Eu apenas gosto de partilhar as minhas experiências e o efeito que elas têm em mim. Se de alguma forma isso puder ajudar ou inspirar alguém eu só me posso sentir grata por isso.
      Beijinho enorme, e muito obrigada por todo o teu carinho!

      Eliminar
  2. Ah, ainda não li tudo, mas adorei as palavras destes Pensadores ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá Catarina. É a primeira vez que comento o blog, mas já sigo há algum tempo, tem sido muito bom acompanhar o "despertar" que referes, não só no dia-a-dia, mas o enquadramento emocional, que se nas palavras que escreves. Nós também estamos a começar uma horta, e tem sido bastante mais... desafiante do que esperavamos...mas ainda assim compensador. A tua horta é linda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristiana!
      Antes de mais não posso deixar de te agradecer por teres deixado aqui esteu teu comentário. Fico sempre feliz quando alguém me deixa aqui umas palavrinhas.
      Muito bonitas por sinal, o que eu agradeço muito!
      Que bom que aí em casa se iniciaram neste mundo maravilhoso que é a agricultura, é tão bonito, semear, ver crescer e depois poder colher! Não é fácil, dá trabalho, e toma-nos muito tempo. Mas é muito compensador. Desejo que vos corra pelo melhor, e que possam aí em casa comer os alimentos que cresceram com a ajuda das vossas mãos!
      Beijinho enorme**

      Eliminar
  4. Tão bom sentir esse despertar! Também já de à algum tempo para cá que tenho cada vez mais consciência e opto sempre que vejo por comprar produtos amigos do ambiente. É um processo de aprendizagem lento mas que com vontade se vai conseguindo. Gostei muito das suas sábias palavras! Beijinhos e desejos de um bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana!!
      Muito obrigada pelas tuas palavras!
      É tão bom saber que somos muitos a caminhar na mesma direcção! Fico tão feliz!
      Beijinho enorme e bom feriado!

      Eliminar
  5. Catarina...a paz interior faz com que se sinta bem consigo e com o mundo! O yoga é uma excelente terapia e felizes dos que o sabem praticar! Fico contente por ter alcançado patamares da vida que a deixam bem feliz! Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada minha querida!
      O yoga é sem dúvida uma terapia maravilhosa e está ao alcance de todos aqueles que o querem introduzir nos seus dias!
      Beijinho enorme*** Bom feriado!

      Eliminar
  6. Olá Catarina eu também estou começando a trilhar este caminho.
    Seguindo o lema do menos é mais e dando mais valor ao ser a não ao ter.
    Você tem razão é preciso despertar !
    Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Cida depois do despertar tudo vai acontecendo naturalmente, e é tão bom!!
      Pelo que tenho acompanhado através do teu blog, vejo que estás no bom caminho:)
      Beijinho enorme e bom feriado!

      Eliminar
  7. É mesmo, Catarina! Esse despertar trouxe-te leveza e pacificação, acredito...
    Estás no bom caminho, e eu só tenho a dar-te os parabéns.
    Força, querida!
    Beijinho grande e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh minha querida amiga, muito muito obrigada!
      Beijinho enorme e bom feriado para ti!

      Eliminar
  8. Tô nesse caminho também, mas seus hábitos me parecem consolidados... eu estou engatinhando. E estou feliz de conhecer páginas como as suas. Tenho amado cada post seu... e certamente continuarei aqui lendo cada postagem... e me encantando mais com sua forma de viver... e escrever sobre isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Pri muito obrigada pelas tuas palavras, fico muito grata por saber que de certa forma consegues encontrar aqui alguma inspiração!
      O teu despertar também já aconteceu, é normal o " engatinhar", também faz parte e todo este processo. Há que não desistir e seguir em frente!!
      Beijinho enorme e bom feriado!

      Eliminar
  9. Que bom! Eu todos os anos penso em destralhar... aliás todos os meses, eheh mas vai sempre aparecendo tanta coisa, sou uma sortuda por receber sempre tanta coisa de quem já não quer, então agradeço por isso e vou ficando com os armários cheios......... Juro que sempre que posso arrumo um armário e escolho muita coisa, mas enfim.
    Adoro a tua forma de vida e estou à espera dessas receitas saudáveis!
    um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida!
      Muito obrigada pelas tuas palavras.
      Estou em falta contigo, eu posso tardar mas não falho.
      Eu cá não sou menina de acumular, mas claro há coisas que são impossíveis de nos desfazer.
      Um grande beijinho e bom feriado!

      Eliminar
  10. Olá Bom dia Catarina :)
    Só a persistência leva a isto .
    O caminho é diário e as distracções são muitas ,mas quando se quer muito acontece .
    Eu adoro ler o teu cantinho estas mensagens diárias que nos deixas que dão muito alento .
    Luz que aparece nos meus dias e conforta o meu coração ,como é bom ter te nos meus dias ,muito grata por isso amiga .
    A minha mudança nunca foi radical isto é de um dia para o outro .Sei e tenho muita consciência de que somos um género de " cebola " Quanto mais cascas tiramos mais desafios aparecem ,mais o universo põe nos á prova .

    Como sabes o meu despertar começou há 13 anos e deixa me que te diga ,isto não para .
    Tal como tu sempre fui uma pessoa organizada e nunca fui fanática por compras ,ainda ontem dizia á minha mãe ."Custa me dar $$$ por estas mini calças e não me custa nada dar $$$ por uma consulta de acunpuntura .
    Mas não fugindo ao assunto .......este ano eu aprendi o desapego ,pessoas e coisas .........e isso era algo que tinha alguma dificuldade .
    E se eu te contasse o que o universo me trouxe ..........
    Por esta altura a luta são gerir emoções .........
    Simplificar para poder melhor gerir o tempo e incluir o desporto .
    Continuar a aprender receitas novas .
    E continuar a ser sempre grata pela vida que tenho ,a minha família ,a minha saúde a minha paz .....
    Catarina isto já vai longo até parece um email ,mas esta sou eu .Com momentos de inquietude ,com muitos de paz ,com sonhos e uma vontade tremenda de ser somente FELIZ .
    Gosto muito de ti e continua assim a nos inspirares a ser pessoas mais conscientes e despertas para o que é realmente importante na vida .
    mil bjs
    Lulu



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida muito obrigada por todas as tuas palavras de alento, e pelo enorme carinho que me tens demonstrado. Nem imaginas o quanto me sinto grata por isso.
      É muito gratificante saber que de certa forma as minhas palavras podem inspirar alguém!
      Eu bem sei que o teu despertar já foi há muito tempo, e que ao longo destes anos o teu desenvolvimento pessoal e emocional não tem parado de sofrer alterações. O que é positivo minha querida, mostra a tua vontade e necessidade de evoluir como ser.
      E tenho a certeza que este caminho que tu também escolheste ainda é longo e ainda vais melhorar e aprender muito mais. O importante minha linda tu já tens, um maravilhoso coração e uma vontade destemida de evoluir.
      Acho muito bem que faças algum desporto, é fundamental. Acredita que só custa começar.
      Minha linda mais uma vez OBRIGADA, Gosto muito de ti***
      Beijinho enorme e bom feriado!

      Eliminar
  11. Catarina, talvez não te tenhas apercebido mas mudaste o tamanho da letra de texto. Eu pitosga que sou, não consegui ler. Deixo-te uma beijoca e um bom resto de domingo.
    Pinta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pinta!!
      Eu apercebi-me sim, foi um problema de formatação. E que nervos que eu apanhei por isso. Mas já está resolvido.
      Mas claro agradeço te por me chamares a atenção e pela tua beijoca.
      Beijinho enorme para ti e bom feriado!

      Eliminar
  12. Sim, a letra está mesmo muito pequena, mas fiz um "esforço" com muito prazer, para poder ler estas linhas. Vejo a tua mudança e sei o que sentes quando falas, apesar de a minha caminhada ainda estar mais no principio. Desejo que vás mais longe, e que consigas chegar ao objetivo final. (se é que existe) eheheh
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh minha querida muito obrigada!!
      Eu sinto que também estás no inicio da tua caminhada e não duvido nada que vás fazer um belo percurso! Eu torço muito para que isso aconteça:)
      Beijinho enorme para ti e para os teus tesourinhos*** Tenham um bom feriado!

      Eliminar
    2. PS: o problema da letra está finalmente resolvido ;)

      Eliminar
  13. Olá Catarina, dou-te os parabéns pois o caminho que escolheste seguir não é fácil de trilhar. As distrações e as tentações são muitas. Mas acredito plenamente na tua leveza física e interior Sendo esta última a mais fundamental. Sabes que a idade nos dá também naturalmente esta perspetiva de que não é preciso tanto para se viver. Tanto, a nível material. Nunca fui consumidora, mas tenho aproveitado para doar tudo o que não se usa em casa. Mesmo que tenha um certo valor estimativo, por ter sido oferecido por esta ou aquela pessoa, se não tem préstimo para mim e pode ser útil a alguém, então, sai de casa. Difícil tem sido convencer a família a adotar esta linha. Quando não estamos na mesma vibe, as coisas complicam-se.
    Beijinhos e boa caminhada!
    PS: a letra está mesmo pequena, tive que ampliar para conseguir ler!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha amiga!
      Muito obrigada pelas tuas palavras de alento!
      Há coisas que vamos aprendendo com a idade, outras com as nossas experiências e umas tantas outras pela nossa curiosidade. Mas o melhor mesmo é que aprendemos e tentamos sempre mudar para melhor. E isso é tão bom.
      Acredito que não seja fácil lidar com o facto de nem toda a família adoptar esta linha como referes. Mas amar também é viver e conviver com as diferenças. Olha eu cá deixo fluir as coisas, quem me ama sabe que sou assim e ponto final. :)
      Beijinho enorme e mais uma vez obrigada! Tem um bom feriado!

      PS: o problema da letra está finalmente resolvido.

      Eliminar
  14. :) Olá Catarina, obrigada antes de mais pelo comentário, é bom saber que não sou a única a ir ao mercado com os velhotes da cidade :D. Também tenho feito o que posso para mudar, e cada vez gosto mais deste estilo de vida.

    beijinho e bom feriado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre um prazer passear no teu cantinho!
      Quem sabe um dia destes não nos encontramos num mercado :)
      Que bom que estás a mudar o teu estilo de vida para um mais saudável, e o melhor é que estás a gostar!! Que bom!
      Beijinho enorme e bom feriado!

      Eliminar
  15. Querida Catarina, parabéns por ter percebido que a vida é muito mais fácil de ser vivida do que aquilo que a maioria das pessoas pensa...Beijocas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida Manuela!
      Beijinho enorme e continuação de uma boa semana**

      Eliminar
  16. Olá querida Catarina!
    É sempre tão bom ler os teus textos!
    Tens uma determinação tão boa!
    De facto todos nós devemos mudar um bocadinho nesses sentidos!
    Há imensa coisa que não necessita de se acumular em casa e se tudo estiver organizadinho é muito mais fácil!
    A alimentação saudável sem dúvida é o mais importante! Evita uma série de problemas e acaba por ser na mesma saborosa :)
    Eu cá adoro alimentação saudável, mas não deixo de fazer algumas coisas que gosto! Não digo que todos os dias faço um bolo com manteigas e açúcares brancos (nem todos os meses), mas de vez em quando sabe bem!
    Não sou de extremos! Tudo o que for em conta peso e medida não é problemático :)
    Um beijinho querida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaninha minha querida é sempre tão bom ler o que me escreves :D Obrigada!!!
      Vejo que estamos em sintonia em tantos temas, nada de extremismos, tudo sempre com peso e medida!! Não poderia estar mais de acordo!
      Beijinho enorme minha querida, e obrigada por me acompanhares :)

      Eliminar