17.10.16

Cogumelos recheados



Desde que deixei de comer carne, e depois de ter tirado o curso de alimentação saudável vegetariana muitas têm sido as receitas novas aqui em casa. Penso muitas vezes em as partilhar aqui, mas umas vezes esqueço-me de fotografar os pratos, outras vezes esqueço-me dos ingredientes que uso, e na maior parte das vezes adio a publicação e depois acabo por já não a fazer.
Mas hoje resolvi publicar esta, que é da autoria do senhor aqui de casa, que me impressionou bastante, não só pelo sabor, como pela apresentação e porque foi feita  para mim.
E assim sendo aqui vai ela:

Ingredientes:

* 2 cogumelos grandes
* 6 espargos
* 1 cenoura
* 1/2 cebola
* 1/4 pimento
* 2 ovos
* sal q.b.
* pimenta q.b.
* alecrim q.b.
* queijo ralado q.b.

Modo de preparação:

Tira-se o talo do cogumelo e retira-se parte dele, fazendo de forma a que fique tipo concha, e reserva-se para o recheio. Cortam-se os restantes legumes em pequenos pedaços e reservam-se também. Depois faz-se um refogado com todos os legumes, junta-se os pedaços dos cogumelos e tempera-se com o sal, pimenta e alecrim.
Recheia-se a carapaça do cogumelo com esse preparado, por cima o ovo, e por fim o queijo ralado. Leva-se ao forno a 160º durante 25 minutos ( isto depende um pouco dos fornos). E voilá, está pronto a servir, pode-se acompanhar com couscus ou millet.

With love,

Catarina.

21 comentários:

  1. Que delícia, adoro cogumelos recheados, já fiz mas nada desta receita, acho que vou aceitar a dica é para a próxima experimento.
    Beijinho Catarina!😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida!!
      Estava mesmo uma delícia. Se por casao chegares a experimentar diz-me o que achaste!!
      Beijinho grande*

      Eliminar
  2. Tem bom aspeto :)
    Eu não aprecio cogumelos, mas como gosto de experimentar, porque lá em casa gostam :) noutro dia comprei frescos para fazer recheados também e até gostei ;D :D
    Desse tamanho é que nunca vi :) Parecem enormes :D :D
    Beijinhos minha linda e boa continuação :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandrinha!!!
      Aqui em casa adoramos cogumelos, mas apenas frescos, os da lata não somos apreciadores! Fartamos-nos de inevntar receitas com eles e ainda não houve nenhuma que não ficasse aprovada, eheheh!!
      Estes cogumelos são mesmo enormes, costumo comprar no mercado ao sábado numa banca de um rapaz que cultiva cogumelos biológicos de todos os géneros e feitios! Muitas vezes vou lá de propósito antes de vir trabalhar só para lhe comprar cogumelos e espargos.
      Beijinho enorme e se por acaso experimentares a rceita quero saber a tua opinião!

      Eliminar
  3. Que bom aspeto!
    E o sabor deve ser ainda melhor :)
    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mafalda!!
      Na minha opinião que é suspeita claro, o aspecto combinou na perfeição com o sabor!!!
      Beijinho grandee*

      Eliminar
  4. Nham, nham, estou já a salivar! É que adoro legumes e sou doida por cogumelos! Pena o senhor da casa não apreciar cogumelos, nem do cheiro... mesmo assim, às vezes, faço!
    Beijinho, queriducha, adorei a receita, obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehhe e olha que estava mesmo bom!!! É uma pena que ele não goste, nem sabe o que perde 😀. Mas fazes muito bem em Fazeres na mesma para ti!! Beijinho enorme minha querida ❤ ❤ ❤

      Eliminar
  5. Olá Catarina, todos os ingredientes que listas para esta receita são do meu agrado! adoro cogumelos e pimentos! Tb tenho reduzido a carne, muito, lá em casa. Mas não pretendo me tornar vegetariana, até porque cozinhar é coisa que me agrada muito pouco, e quanto mais limitada eu ficar, pior, já que a minha imaginação para pratos é praticamente inexistente. Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Val!!
      Acho engraçado de assumires numa boa que cozinha não é de todo a tua praia! E acho muito bem afinal não temos que gostar todos do mesmo! Eu gosto bastante de cozinhar, mas não por obrigação, dessa maneira até me aborrece. Gosto mesmo é de improvisar, de inventar, de criar. Mas com a rotina do dia a dia nem sempre é possível, mas sou uma sortuda porque o senhor aqui de casa adora cozinhar. Assim não calha sempre ao mesmo!
      Fico feliz de saber que aí em casa estão a reduzir o consumo da carne, é bom cuidarmos da nossa alimentação, e o importante é haver equilíbrio dentro das escolhas de cada um!
      Beijinho enorme querida*

      Eliminar
  6. Adoro cogumelos recheados ou simples. E estes parecem-me tão bons que vou experimentar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria João!!
      Vejo que és uma fã de cogumelos como eu! Se experimentares esta receita depois diz-me a tua opinião!
      Beijinhos e bom fim de semana!

      Eliminar
  7. Costumo fazer com carne picada, e adoramos. agora o forno está avariado e tenho de deixar as receitas no forno de lado. Sabes, nunca comi espargos ...
    Bom restinho de dia. Beijinhos Pinta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pinta!!!

      Que chatice estares sem forno, logo agora que estamos no Outono, estação que combina tão bem com comidinhas no forno. Espero que tenhas oportunidade de o arranjar em breve.
      Acho que devias provar espargos, se bem que as pessoas ou adoram ou detestam. mas prova quando tiveres oportunidade, são bons salteados, ou em assados no forno, ou então faz risoto de espargo que é maravilhosoooo!
      Beijinho minha querida, tem um bom fim de semana.

      Eliminar
  8. Ai cogumelos é a minha perdição, frescos obviamente porque os de lata para mim não têm sabor nenhum.
    Tenho de ter sempre por casa, já fiz recheados de varias formas e estes têm um aspecto delicioso.
    Não deixei de comer carne nem peixe mas diminuímos bastante o seu consumo e sinto-me mesmo muito bem.
    beijinhos grandes nossos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos duas perdidas de amor por cogumelos então, e concordo contigo os da lata nada têm a ver com os frescos. E é incrível a variedade de receitas que podemos fazer com eles! Haja criatividade!
      Quanto a retirar a carne e o peixe é uma decisão de cada um, reduzir o seu consumo já é mesmo muito bom. E acredito que te sintas muito melhor ao reduzires o seu consumo. Lá está devemos fazer as coisas de acordo com o nosso bem estar!
      Beijinho enorme***

      Eliminar
  9. Esse prato ficou mesmo bonito, cogumelos, são uma das minhas perdições, todas as semanas compro um kg a um produtor bio, faço-os de várias maneiras, beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Aqui em casa também adoramos. Compramos também a um produtor bio que tem sempre imensa variedade. Para além de super deliciosos dão para fazer imensas receitas, haja criatividade. Beijinho enorme querida ❤

    ResponderEliminar
  11. Caramba, que aspecto tão delicioso! Parabéns por tamanha dedicação. Uma casa abençoada, a vossa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida🙏!!! Fazemos por isso todos os dias 💕💖❤

      Eliminar
  12. Estava mesmo😋!
    Beijinhos

    ResponderEliminar