24.1.14

Bolo de laranja da Catarina

E se há abundância de laranjas cá em casa há que tirar o melhor partido delas, e para além de muito sumo que se tem bebido aqui em casa,  e porque não um bolo de laranja?? Porque ás vezes um doce também nos faz bem (claro que sem exagero). E aqui fica a receita para este fim de semana.


 





Ingredientes:   

* 1 chávena de açúcar
* 3 ovos
* 1/4 da chávena de manteiga
* 1 chávena e meia de farinha
* 1 colher de chá de fermento
* 1 chávena e meia de sumo de laranja
*  raspa de uma laranja    
* 2 colheres de chá de sementes de papoila

Modo de preparo:

Numa taça misturam-se a manteiga derretida com o açúcar e mexe-se bem. Juntam-se os ovos e bate-se bem. Depois vai-se adicionando a farinha a pouco e pouco e o fermento. Por fim o sumo de laranja, a raspa da mesma e as sementes. Bate-se tudo bem e deita-se na forma já untada e leva-se ao forno previamente aquecido a 180º durante 45 minutos.

Depois de desenformado o bolo, ainda o reguei com uma calda que fiz com uma chávena e meia de sumo de laranja e meia chávena de açúcar. O que o tornou mais cremoso, e na minha opinião mais saboroso.


6 comentários:

  1. Ai Catarina maria...queres-me matar?? Uma pessoa chega ontem à noitinha, carregada com 12 queijadinhas da vila ( um doce típico açoreano que adoro!!!)e agora um bolinho de laranja de babar?? Eu não vou resistir...hoje como as queijadas mas amanha vou fazer este bolinho :P
    Obrigada pela partilha :)
    Bj grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Celine fizeste me rir com o teu comentário:D
      Eu não te quero matar de maneira nenhuma minha querida!!! Aposto que essas queijadinhas devem ser maravilhosas. E acredito que se fizeres a minha receita não vais resistir em provar, pois é uma delicia!! Resumindo, estou ver que este fim de semana vao ser só abusos, mas deixa lá é para compensar a semana que tiveste longe daqueles que mais amas!! Logo estás desculpada:)
      Beijinho enorme

      Eliminar
  2. Tem bom aspecto, acho que vou experimentar. Obrigada pela partilha. Bom fim de semana. Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) fazes bem pois é uma delícia Isa!
      Beijinho grande

      Eliminar
  3. Não digas a ninguém...mas acho que num semana engordei 3 kgs...valha-me Deus ( estou em negação :p)...

    O bolinho ficou para amanha, faltou-me as sementes...mas amanha vou fazer sem falta!Dps mostro!
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Querida eu prometo que vou guardar segredo!!! Esta semana tens de te portar bem para ultrapassares depressa o estado de negação:p Faz favor de comer muita sopinha e muitos batidos de fruta, junta sementes de chia nos batidos que ajuda bastante a emagrecer!!
    Se houver bolinho que seja para o marido e para a filhota, e claro fotos para eu ver!

    Beijinho enorme e uma excelente semana.

    ResponderEliminar